O Moinho Globo, fabricante das marcas Globo e Famiglia Venturelli – um dos principais players do setor de moagem de trigo no Brasil e segundo maior moinho do Paraná – está investindo em um projeto estratégico para fortalecer sua gestão e preparar-se para os desafios do futuro.
A empresa iniciou um processo de mapeamento de competências, com objetivo de identificar e desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para alinhar os colaboradores aos desafios estratégicos do negócio, garantindo sua continuidade.
O projeto, realizado com suporte da Maia Consultoria, de Londrina, já está sendo desenvolvido e deve durar aproximadamente 10 meses.
Inclui o mapeamento das competências organizacionais necessárias para a perenidade da empresa, seguido pelo mapeamento das competências dos cargos para realizar as atividades atribuídas a cada posto de trabalho e o mapeamento das competências dos colaboradores em posição de lideranças.
“Nosso trabalho envolve áreas como psicologia e gestão de processos, garantindo uma abordagem técnica e estratégica”, frisa a consultora Adiles Maia.
O Moinho Globo é uma empresa familiar, já com membros da terceira geração da família Venturelli à frente do negócio, e tem mais de 300 colaboradores.
Segundo a gerente de Recursos Humanos, Gisele Florentino Ré, a alta liderança bem como os líderes setoriais estão bastante envolvidos e participativos, sendo este um ponto essencial para o trabalho.
Ela destaca a importância do mapeamento para o desenvolvimento dos colaboradores e para a empresa como um todo.
“Esse mapeamento nos permitirá identificar lacunas e oportunidades, além de fortalecer a cultura de desenvolvimento contínuo. É um investimento no nosso maior ativo: as pessoas”, afirma.
Entre os ganhos esperados com o processo de mapeamento, Florentino frisa a criação de uma proposta de desenvolvimento contínuo das competências de toda a equipe e da organização.
“Com todo o trabalho realizado, a empresa pode escolher o momento mais oportuno para tratar de questões de sucessão de cargos, por exemplo, mas, inicialmente, esse não será o escopo prioritário”, explica.
Na análise da presidente do Moinho Globo, Paloma Venturelli, o mapeamento de competências é uma ferramenta que fortalece a gestão e ajuda a preparar a empresa para o futuro.
“Temos 71 anos de história, já passamos por muitos desafios e mudanças e seguimos nos reinventando. Depois de saltos significativos no crescimento em volume e rentabilidade nos últimos anos, priorizamos agora um olhar atento em todos os nossos processos e o mapeamento faz parte dessa estratégia para garantir a continuidade do negócio de maneira sustentável”, pontua.
No ano passado, o Moinho Globo aumentou sua capacidade de produção em 70%, consolidando-nos como o segundo maior moinho do Paraná, com capacidade de 1000 toneladas dia de moagem de trigo.
“Esse crescimento é fruto de muito trabalho, planejamento e, principalmente, da dedicação de nossa equipe”, finaliza a presidente.