O fortalecimento da economia através do turismo religioso, o combate à intolerância e o respeito a todas as crenças foram temas abordados pelos líderes religiosos e autoridades durante a abertura do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, nesta terça-feira (08), na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu.
Mais de 500 pessoas de diversas cidades do Paraná, além do Paraguai e da Argentina acompanharam a cerimônia de abertura, que contou com apresentações culturais e palestra sobre espiritualidade e felicidade com o escritor Gustavo Arns.
O governador em exercício Darci Piana destacou a diversidade religiosa existente em Foz do Iguaçu e o simbolismo da cidade para o Estado.
“Foz é um símbolo da diversidade, por abrigar tantas etnias e religiões. Não haveria no Paraná um lugar melhor do que este para o evento. É a cidade chave para se debater o turismo religioso e o Paraná vem se destacando neste segmento que mais cresce no país”, comentou.
De acordo com o secretário estadual de turismo Leonaldo Paranhos, o Estado já se tornou uma referência nacional no segmento e o objetivo é continuar fomentando a economia dos municípios com qualificação profissional, geração de emprego e ampliação do fluxo de visitantes.
“Tivemos em fevereiro mais de 1.500 novos empregos gerados na cadeia produtiva do turismo no Paraná e vamos continuar crescendo. Agora quando se trata do turismo religioso, temos um carinho ainda mais especial, porque além de gerar emprego e renda, ele gera acima de tudo a união, o respeito e a tolerância”, enfatizou.
O líder religioso Oussama El Zahed afirmou que o fórum será um momento de diálogo, mas principalmente, um local de acolhimento.
“Este encontro proporcionará conhecimentos, mas também mostrará a importância da religião para unir as pessoas. Aproveitamos este evento para criar um diálogo e um ambiente de paz a todos os participantes”.
Durante a abertura do fórum, o coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná Eliseu Rocha enfatizou a importância da Mesquita e da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe em receber o evento.
“O turismo religioso vem numa crescente e Foz é nossa referência em todas as áreas. Hoje estamos na Mesquita, que recebe em torno de 100 mil pessoas por ano, temos também a Catedral que é encantadora aos turistas, e toda a cidade se torna um case de sucesso para que o Estado e o Brasil percebam a importância do segmento”.
O prefeito de Foz do Iguaçu General Silva e Luna e o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycosk também destacaram os potenciais do município para o desenvolvimento do setor.
“Foz do Iguaçu é uma cidade de vocação turística e preparada para o turismo religioso. Os investimentos estão sendo voltados a isso, ao embelezamento da cidade, segurança pública, mobilidade. Queremos melhorar tudo isso para que o turista venha e volte sempre” pontuou o prefeito.
“Em que outro lugar é possível encontrar uma Mesquita, um Templo Budista, uma Catedral, terreiros e diversas igrejas evangélicas. Pessoas buscam apreciar a própria cultura e entender o que acontece em outras religiões”, comentou o secretário de turismo.
A cerimônia de abertura reuniu jornalistas, secretários, vereadores, líderes religiosos, empresários e profissionais ligados ao setor, representantes de instituições religiosas de diferentes expressões e apoiadores, como Itaipu Binacional, Itapu Parquetec e Fundo Iguaçu.
O Fórum seguirá nesta quarta-feira (09) com uma série de palestras durante toda a manhã na Mesquita. Na quinta (10), além dos painéis no período da manhã na Mesquita, acontecem as rodadas de negócio, no período da tarde, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
O encerramento será no dia 10 com o Show da Banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A. Nos dias 9 e 10 também acontece a Feira de Artesanato, na área externa da Mesquita, das 8h30 às 12 horas. A mostra é uma ação do SEBRAE PR, Fecomércio PR e do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná com apoio da Mesquita.