Search

Fórum de Turismo Religioso debate fomento da economia

turismo religioso foz economiapr
Foto: Rafael Guimarães

O fortalecimento da economia através do turismo religioso, o combate à intolerância e o respeito a todas as crenças foram temas abordados pelos líderes religiosos e autoridades durante a abertura do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, nesta terça-feira (08), na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu.

Mais de 500 pessoas de diversas cidades do Paraná, além do Paraguai e da Argentina acompanharam a cerimônia de abertura, que contou com apresentações culturais e palestra sobre espiritualidade e felicidade com o escritor Gustavo Arns.

O governador em exercício Darci Piana destacou a diversidade religiosa existente em Foz do Iguaçu e o simbolismo da cidade para o Estado.

“Foz é um símbolo da diversidade, por abrigar tantas etnias e religiões. Não haveria no Paraná um lugar melhor do que este para o evento. É a cidade chave para se debater o turismo religioso e o Paraná vem se destacando neste segmento que mais cresce no país”, comentou.

De acordo com o secretário estadual de turismo Leonaldo Paranhos, o Estado já se tornou uma referência nacional no segmento e o objetivo é continuar fomentando a economia dos municípios com qualificação profissional, geração de emprego e ampliação do fluxo de visitantes.

“Tivemos em fevereiro mais de 1.500 novos empregos gerados na cadeia produtiva do turismo no Paraná e vamos continuar crescendo. Agora quando se trata do turismo religioso, temos um carinho ainda mais especial, porque além de gerar emprego e renda, ele gera acima de tudo a união, o respeito e a tolerância”, enfatizou.

O líder religioso Oussama El Zahed afirmou que o fórum será um momento de diálogo, mas principalmente, um local de acolhimento.

“Este encontro proporcionará conhecimentos, mas também mostrará a importância da religião para unir as pessoas. Aproveitamos este evento para criar um diálogo e um ambiente de paz a todos os participantes”.

Durante a abertura do fórum, o coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná Eliseu Rocha enfatizou a importância da Mesquita e da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe em receber o evento.

“O turismo religioso vem numa crescente e Foz é nossa referência em todas as áreas. Hoje estamos na Mesquita, que recebe em torno de 100 mil pessoas por ano, temos também a Catedral que é encantadora aos turistas, e toda a cidade se torna um case de sucesso para que o Estado e o Brasil percebam a importância do segmento”.

O prefeito de Foz do Iguaçu General Silva e Luna e o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycosk também destacaram os potenciais do município para o desenvolvimento do setor.

“Foz do Iguaçu é uma cidade de vocação turística e preparada para o turismo religioso. Os investimentos estão sendo voltados a isso, ao embelezamento da cidade, segurança pública, mobilidade. Queremos melhorar tudo isso para que o turista venha e volte sempre” pontuou o prefeito.

“Em que outro lugar é possível encontrar uma Mesquita, um Templo Budista, uma Catedral, terreiros e diversas igrejas evangélicas. Pessoas buscam apreciar a própria cultura e entender o que acontece em outras religiões”, comentou o secretário de turismo.

A cerimônia de abertura reuniu jornalistas, secretários, vereadores, líderes religiosos, empresários e profissionais ligados ao setor, representantes de instituições religiosas de diferentes expressões e apoiadores, como Itaipu Binacional, Itapu Parquetec e Fundo Iguaçu.

O Fórum seguirá nesta quarta-feira (09) com uma série de palestras durante toda a manhã na Mesquita. Na quinta (10), além dos painéis no período da manhã na Mesquita, acontecem as rodadas de negócio, no período da tarde, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

O encerramento será no dia 10 com o Show da Banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A. Nos dias 9 e 10 também acontece a Feira de Artesanato, na área externa da Mesquita, das 8h30 às 12 horas. A mostra é uma ação do SEBRAE PR, Fecomércio PR e do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná com apoio da Mesquita.

Compartilhe

Leia também

sodie araucaria economiapr

Sodiê Doces inaugura primeira unidade em Araucária

integracao dados meteorologicos economiapr

Empresas anunciam integração para oferecer soluções para a agricultura

reforma tributaria capital economiapr

Qual será o impacto da Reforma Tributária?