O IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) está inovando com o uso de IA (Inteligência Artificial) no tratamento de dados da PAD (Pesquisa por Amostra de Domicílios) de 2025 e no cálculo do IPR (Índice de Preços Regional).
Para o presidente do IPARDES, Jorge Augusto Callado, o uso da IA reforça a identidade da autarquia como instituição científica, tecnológica e de inovação do Paraná.
“Sendo uma autarquia voltada à realização de pesquisas e estudos técnicos relevantes sobre a economia e a sociedade paranaense, é natural que o IPARDES utilize a IA para garantir mais transparência e agilidade nas suas atividades”, diz.
O diretor de Estatística do IPARDES, Marcelo Antonio, explica que, no caso da PAD, o modelo que está sendo usado vai qualificar as informações recebidas dos pesquisadores em campo em um prazo três vezes menor.
Em relação ao IPR (cálculo da variação de preços de alimentos e bebidas para seis municípios – Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel), Marcelo explica que o algorítmo de machine learning que está sendo usado classifica os produtos de acordo com as especificações do IPR.
“Antes, este trabalho era manual. Agora, como será automatizado, vamos ganhar tempo e otimizar resultados”, diz.
Visando a melhoria contínua da sua eficácia e eficiência, o IPARDES colocou a IA permanentemente na sua agenda. Com este objetivo, foi criado um Grupo Técnico sobre o assunto.