Search

Curitiba encerra World Creativity Day com reconhecimento de talentos criativos

creativity day economiapr
Foto: Divulgação / WCD Curitiba

Curitiba se despediu do World Creativity Day 2025 na quarta-feira (23) com um evento especial de encerramento que reuniu parceiros, realizadores e representantes do ecossistema criativo da cidade.

A cerimônia, realizada no Hard Rock Café Curitiba, marcou o fim de três dias de atividades gratuitas voltadas à promoção da criatividade, da inovação e do desenvolvimento sustentável, e teve como destaque a entrega do Prêmio Curitiba Mais Criativa, que reconheceu projetos e iniciativas em 14 categorias.

Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, o festival movimentou diversos espaços culturais, educativos e de inovação da cidade entre os dias 21 e 23 de abril.

Mais de 50 atividades foram promovidas ao longo da programação, incluindo oficinas, palestras, apresentações artísticas, feiras autorais e mesas-redondas com foco em soluções criativas para desafios urbanos e sociais.

“O Prêmio Curitiba Mais Criativa é uma forma de reconhecer e celebrar os talentos que estão transformando a cidade por meio da criatividade. Mais do que uma premiação, ele é um manifesto de valorização da diversidade de ideias, expressões e soluções que nascem aqui. Ver tantas iniciativas potentes reunidas foi emocionante e reforça o nosso compromisso em seguir fortalecendo esse ecossistema”, destacou Raphaella Caçapava, líder local do festival e fundadora do Collab.Hub.

A premiação encerrou o evento com o reconhecimento de projetos que vêm se destacando nas áreas de arte, design, gastronomia, sustentabilidade, educação, inovação social, negócios e gestão pública.

A iniciativa também homenageou a Badu Design, projeto de moda sustentável com forte atuação social, como Criativo do Ano.

Vencedores do Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025:

Categoria Artes Visuais

1º lugar – EXPANSIVA: Uma Exposição Individual de Cris Pagnoncelli
2º lugar – A imagem como reflexo da sociedade
3º lugar – Paulo Da Luz

Categoria Design e Inovação

1º lugar – Reaproveitamento de tecidos para vestuário de crianças em situação de vulnerabilidade
2º lugar – Revista Pitaco
3º lugar – A educomunicação como ferramenta de transformação social

Categoria Gastronomia e Alimentação Criativa

1º lugar – Ahnima Doces Inteligentes
2º lugar – Guga Caçador de Boteco
3º lugar – Caquinhas de Capivara

Categoria Expressões Artísticas e Culturais

1º lugar – Palco Escola Ações em Valores Humanos
2º lugar – ARTE C
3º lugar – Carrinho Fantástico

Categoria Territórios Criativos

1º lugar – Festival Cultural da Vila Torres
2º lugar – Festival Multicultural Emporium Handmade
3º lugar – Boqueirão Fashion

Categoria Marcas Autorais

1º lugar – Lorem Artis Jewelry
2º lugar – Araucárias
3º lugar – Flower Power Artes – Soft cases leves para guardar a sua música

Categoria Moda Criativa

1º lugar – Badu Design
2º lugar – Fundação de Moda Curitiba
3º lugar – Moda Queer

Categoria Inovação Social e Impacto Comunitário

1º lugar – Programa Habilita
2º lugar – Incanto – Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias
3º lugar – Lute Todos os Dias

Categoria Tecnologia Criativa e Startups

1º lugar – EVA Agricultura Urbana
2º lugar – CataJob
3º lugar – Certificado de Origem em menos de 0,1 segundo com uso de inteligência artificial

Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente

1º lugar – Instituto Supera
2º lugar – Ingá
3º lugar – SustentHabilidade – Construindo Competências, Transformando o Futuro

Categoria Educação Criativa

1º lugar – Experiências criativas no ensino de práticas sustentáveis na gestão de resíduos têxteis
2º lugar – Docemática
3º lugar – Ler e Pensar

Categoria Criatividade nos Negócios

1º lugar – Miden Destilado Zero
2º lugar – Lav Zoo – Franqueadora e lavanderia para roupas e acessórios de animais
3º lugar – Lambeer Lambes

Categoria Criatividade na Gestão Pública

1º lugar – Assembleia Itinerante
2º lugar – Eficiência na gestão pública com aplicação da notação BPMN
3º lugar – Fiscaliza Pedágios – Paraná

Criativo do Ano

Badu Design

“A força desse movimento está na cocriação. Reunimos marcas locais, profissionais de diversas áreas e instituições públicas em torno de um propósito comum: evidenciar a criatividade como uma poderosa ferramenta de transformação — nos negócios, no social e na cidade como um todo. Este festival foi construído a muitas mãos e mentes, e o resultado é um reflexo direto dessa colaboração genuína”, afirmou Eugênio Calixto, colíder do evento e fundador do Collab.hub.

O World Creativity Day Curitiba 2025 foi liderado pelo Collab.Hub, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Agência Curitiba, Pinhão Hub e teve o reforço de marcas como Sicredi, Produteca, Ópera de Arame – Espaço da Música, Ventura Shopping, Impact Hub, Central Press, Hard Rock Café e outras. O Centro Universitário UniOpet é mantenedor do evento pelo segundo ano consecutivo.

O festival faz parte da iniciativa global World Creativity Day, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é celebrado simultaneamente em dezenas de cidades ao redor do mundo no dia 21 de abril.

Compartilhe

Leia também

inteligencia comercial economiapr

Empresas investem em inteligência comercial para acelerar vendas

programa desenvolvimento economiapr

Programas ajudam a inserir mulheres em grandes indústrias no PR

mega economiapr

Projeto de empreendedorismo gratuito oferece capital para empreendedores