Conhecida como “capital brasileira das franquias”, Curitiba vem se consolidando como um dos principais polos emergentes do franchising no país.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as unidades da capital paranaense tiveram um aumento de 21,11% em 2024, gerando quase 40 mil empregos diretos. Dessa forma, o município passou da quarta para a terceira posição nacional em faturamento absoluto com franquias.
Diante deste cenário surgiu o Movimento Franchising Curitiba. Em parceria com o Sebrae Paraná, a iniciativa foi criada pelo especialista em varejo e consultor de franquias, Erlon Labatut, e pelo seu parceiro corporativo, Leonardo Paixão – que é sócio da franquia de ensino inFlux, que inclusive já recebeu o prêmio de Franqueador do Ano, pela ABF.
A ideia é promover eventos periódicos com a proposta de desenvolver o ecossistema local de franquias e atrair novas redes para a capital paranaense.
A terceira edição do evento ocorreu no final de abril, e contou com marcas como Spedini, It’s Grill, Mais1 Café, Bubble Mix, Abacazo, Irado Gelateria, The Cookiery e UpVet — esta última, inclusive, com planos de transferir sua sede para Curitiba em breve.
Encontros anteriores também levaram redes relevantes como Dóffee, Biavatti, inFlux, entre outras.
“Esse movimento nasceu da vontade de transformar Curitiba em uma referência nacional em franchising. Temos as condições ideais para isso: um ambiente de negócios favorável, redes competentes e uma comunidade empreendedora ativa”, destaca Labatut.
Para Paixão, “o impacto prático das ações mostra que estamos indo além do networking — estamos gerando capacitação, expansão e visibilidade para o franchising curitibano”. Porém, o movimento não vai parar por aí.
Mais do que uma cidade empreendedora, Curitiba é um ambiente altamente favorável ao franchising. A cidade conta com ISS reduzido para franquias, graças à articulação entre a ABF e a Prefeitura.
Há também o apoio direto do poder público, com destaque para o vereador Marcelo Fachinello, um dos principais defensores do setor. A logística eficiente do município também facilita treinamentos e suporte e, reduzindo custos operacionais.
O Franchising Curitiba prevê novos encontros, ações conjuntas e programas de suporte contínuo com o apoio do Sebrae e de outras entidades comprometidas com o crescimento sustentável do setor.
Para Erlon, a qualidade de vida e o custo acessível refletem na facilidade para empreender na cidade, principalmente ao comparar com as capitais do topo, como São Paulo e Rio de Janeiro.
“O custo para morar e empreender aqui, comparando-se com São Paulo, Rio ou – até mesmo – Brasília, fica muito mais acessível. Tudo isso faz Curitiba atraente para empresas e profissionais de peso no mercado. É assim que escritórios jurídicos, de arquitetura e consultorias, que são destaques nacional de franquias, se estabelecem com suas sedes aqui”, afirma.
Curitiba também é o berço do Movimento Franchising Íntegro, outra iniciativa nacional que valoriza práticas éticas, sustentáveis e transparentes no franchising, reforçando o compromisso da cidade com um modelo de expansão responsável e de longo prazo.
E, de acordo com Labatut, há casos de migração para Curitiba que já foram feitos por franqueadoras e outras que já se preparam para se movimentarem.
“A expectativa agora com a criação do Franchising Íntegro é que esses players atuem de forma integrada, contando com o apoio de instituições como o Sebrae e a Fecomércio, e o ambiente para o franchising aqui se torne ainda mais atraente e próspero. Algumas franqueadoras já vieram para cá, como a Bird Seg, e há outras que planejam vir, como é o caso da UpVet”, acrescenta.