Num cenário em que a busca pela saúde e bem-estar se tornou prioridade para milhões de brasileiros, a Companhia Athletica, uma das redes de academias mais tradicionais do país, comemora em 2025 dois marcos relevantes: os 40 anos de atuação nacional e os 19 anos da unidade de Curitiba.
Pioneira no Paraná ao funcionar dentro de um shopping center, a unidade curitibana é símbolo da evolução do setor fitness, cada vez mais conectado às demandas da população por saúde, conveniência e longevidade com qualidade.
Para comemorar os 19 anos em Curitiba, a Cia Athletica preparou uma programação especial par ao próximo dia 24, fazendo o que sabe fazer de melhor: movimentar a vida das pessoas com saúde, energia e alto astral.
Será realizado um Duathlon com a participação de 18 duplas, além de aulas especiais de Orange Zone, Hopping, Dança de Salão, Fitdance e Spinning. Uma celebração cheia de movimento, superação e alegria, reunindo alunos, professores e amigos em um evento inesquecível.
Fundada em 1985, a Companhia Athletica nasceu em São Paulo com a inauguração da primeira unidade na Rua Kansas, no Brooklin — um projeto inovador à época, ao ser o primeiro espaço projetado especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.
Quatro décadas depois, a rede soma 18 unidades em operação espalhadas pelas cinco regiões do país, com mais de 35 mil alunos ativos e uma estrutura robusta de 2 mil colaboradores.
“O compromisso da Companhia Athletica sempre foi com o cuidado real com as pessoas. Nosso propósito é simples, mas poderoso: fazer com que o aluno saia melhor do que entrou. Isso está no nosso DNA”, afirma Richard Bilton, fundador da rede.
O mercado fitness brasileiro é vasto — e fragmentado. Segundo o relatório 2024 da HFA (Health & Fitness Association), há mais de 56 mil academias, estúdios e assessorias esportivas em funcionamento.
No entanto, buscas no Google apontam para mais de 110 mil estabelecimentos que oferecem algum tipo de atividade física. Mesmo com essa ampla oferta, apenas cerca de 6% da população brasileira paga para frequentar uma academia.
Na avaliação de Bilton, o segmento continua em expansão, impulsionado por uma crescente conscientização da população.
“As academias de baixo custo abriram caminho para uma parcela maior da população ter acesso a esse serviço. E o que vemos, na prática, é que muitas dessas pessoas, à medida que melhoram sua renda, migram para estruturas mais completas, que oferecem um atendimento mais personalizado e uma experiência diferenciada”, explica.
Entre os fatores que impulsionam essa migração está o envelhecimento ativo.
“Quando começamos, tínhamos menos de 2% do público com mais de 60 anos. Hoje, esse percentual varia entre 8% e 10%. É um dado que mostra como os 60+ estão mais conscientes da importância de se manterem ativos para garantir qualidade de vida e independência”, pontua Bilton.
Em Curitiba, a Companhia Athletica celebrou 19 anos de atividades em maio. A unidade foi a primeira do estado a se instalar dentro de um shopping center, modelo que se mostrou acertado por unir segurança, conforto, estacionamento e fácil acesso.
“Aqui, recebemos alunos de todas as idades, literalmente. Da criança ao bisavô. Criamos um ambiente onde todas as fases da vida são contempladas com responsabilidade, técnica e acolhimento”, destaca Bilton.
Alinhada às principais tendências globais do fitness, a unidade curitibana passou por uma série de atualizações nos últimos meses.
Foram lançadas aulas inéditas no calendário da academia, como dança de salão — tradicionalmente ministrada em espaços especializados — e jazz para adultos, resgatando uma modalidade que une expressão corporal e condicionamento físico.
Além disso, a sala de spinning, uma das mais disputadas da unidade, foi totalmente reformada, oferecendo aos alunos uma experiência mais imersiva e tecnológica.
Novos investimentos estão previstos para os próximos meses, incluindo a aquisição de modernos remos e a introdução da avaliação de movimento da Kinotek — tecnologia de ponta que amplia a precisão na análise da performance dos alunos.
A Companhia também tem investido em soluções digitais. Por meio do aplicativo CiaOn, os alunos podem acessar treinos personalizados, agendar serviços, acompanhar a grade de aulas e acessar conteúdos virtuais com o CIA GO, que oferece treinos e aulas em vídeo — ampliando a experiência para além dos muros da academia.
Antes da pandemia, a rede atendia cerca de 25 mil alunos. Hoje, são mais de 35mil distribuídos pelas unidades em funcionamento.
Os números reforçam a tese de que, mesmo diante de um mercado competitivo e pulverizado, há espaço para o crescimento de marcas consolidadas, que entregam qualidade, segurança e compromisso com a saúde.
“Ser referência não é apenas uma questão de tempo, é de constância e seriedade. Cuidar de pessoas exige responsabilidade, formação técnica e visão de longo prazo”, finaliza Bilton.