Search

Startup do norte do PR apresenta solução inovadora em saúde na Rússia

solucao saude russia economiapr
Foto: Arquivo Pessoal

Quando Renata Cândido da Silva, técnica de enfermagem e servidora municipal hoje licenciada da Prefeitura de Arapongas, no norte do Paraná, decidiu desenvolver um simulador para humanizar e descomplicar o treinamento de profissionais da saúde em procedimentos de hemodiálise, jamais imaginou que um dia cruzaria o oceano para apresentar o seu negócio.

Pois ela acaba de desembarcar da Rússia, onde participou do Fórum de Empreendedorismo Feminino e teve a oportunidade de apresentar o seu produto e serviços a potenciais parceiros e investidores de 26 diferentes países.

Prestes a se graduar como enfermeira, a CEO da Ishá Simuladores usou um manequim de loja, com um mecanismo que imita a corrente sanguínea, para simular um paciente nos treinamentos.

O protótipo do braço da boneca Ishá (Eva em hebraico) foi desenvolvido com subsídio do Sebraetec, programa do Sebrae para apoiar ideias inovadoras.

Até então, a formação tradicional ocorria durante uma sessão real de hemodiálise, o que gerava exposição, insegurança e constrangimento de ambas as partes – profissional em treinamento e paciente.

Com a inovação, a capacitação foi reduzida de 90 para apenas 15 dias. Além de reduzir o tempo, a solução diminuiu o custo da formação e o sofrimento do paciente. Desde o início dos trabalhos, a startup já conseguiu captar aproximadamente R$ 300 mil em editais de inovação.

O convite para viajar à Rússia veio depois de a Ishá se destacar como finalista do concurso global para startups lideradas por mulheres do Brics em 2024 – Brics Women’s Startups Contest.

O objetivo da disputa é reconhecer e impulsionar startups lideradas por mulheres dos 11 países membros e demais parceiros do Brics, com foco em inovação e soluções para desafios atuais. A participação rendeu ao negócio a oportunidade de manter ativo um escritório virtual dentro da plataforma do bloco internacional.

Renata conta que, além de participar do fórum, sua equipe foi recebida pelo embaixador do Brasil e o diplomata brasileiro na Rússia, que disponibilizaram um tradutor e um carro oficial para conhecerem um parque tecnológico, onde a empreendedora iniciou tratativas para a compra de sangue artificial, necessária para colocar o simulador à venda no mercado.

Hoje, o projeto está dividido em duas frentes, no desenvolvimento de simuladores – que devem ser colocados à venda a partir de novembro deste ano – e nas capacitações dos profissionais da saúde.

Abrimos muitos horizontes. Agora, vamos atrás de universidades brasileiras para iniciar uma ponte com a Rússia, pois lá existem fomentos para produtos da saúde. Estou muito feliz, pois atravessamos o oceano abrindo portas para investimentos e parcerias”, comemora.

Compartilhe

Leia também

indice endividamento economiapr

PR registra menor índice de endividamento em nove anos

demanda habitacau economiapr

Demanda por habitação atrai investidores da construção civil para o Sul

Startup Weekend Curitiba IA Economia PR

Warm-ups do Startup Weekend Curitiba discutem como empreender com IA