Pesquisar

Consumidores paranaenses demonstram cautela

cautela consumidores economiapr
Foto: Jupiterimages de Photo Images/Canva

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou nova retração no Paraná em junho, mantendo a tendência de desaceleração observada ao longo de 2025.

O indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com a Fecomércio PR, caiu 0,8% no mês, chegando a 87,9 pontos. Em relação a junho do ano passado, a queda foi de 5,8%.

Enquanto o estado enfrenta redução no ritmo de consumo, a média nacional apresentou leve alta de 0,5% em junho, alcançando 102,4 pontos. No entanto, o índice segue inferior ao do mesmo mês de 2024, com queda de 1,3% na comparação anual.

Os principais fatores que contribuíram para a retração no Paraná foram Acesso ao Crédito (63,8 pontos, -2,1%), Nível de Consumo Atual (91,7 pontos, -1,8%) e Momento para Duráveis (51,3 pontos, -1,6%).

Esses indicadores refletem o impacto do crédito mais caro e restrito, em um contexto de juros elevados, que desestimula especialmente a compra de bens duráveis, geralmente adquiridos por meio de parcelamentos ou financiamentos.

Também apresentaram queda os itens Emprego Atual, que recuou 0,7% (108,6 pontos), e as perspectivas para os próximos meses: Perspectiva Profissional (93,4 pontos) e Perspectiva de Consumo (61,8 pontos), ambas com baixa de 0,8%.

A única variação positiva do mês foi observada no componente Renda Atual, com alta de 0,6%, atingindo 144,6 pontos, o maior nível entre os subindicadores, o que mostra uma percepção de estabilidade financeira dos paranaenses.

O recuo da intenção de consumo foi mais acentuado entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, cujo índice caiu 1,1% e marcou 95,3 pontos. Já entre os domicílios com renda abaixo desse patamar, a queda foi de 0,8%, com o indicador ficando em 86,3 pontos.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética