Ampliar os horizontes dos pequenos negócios no campo, contribuindo para a tomada de decisões e para fomentar o empreendedorismo no agronegócio brasileiro.
É com essa perspectiva que o Sebrae/PR lançou o Guia de Tendências Especial Agronegócio, publicação que traz nove tendências com oportunidades práticas para quem deseja crescer e ser mais competitivo em um setor que está em grande expansão.
O Guia traz nove tendências com base em estudos e pesquisas, sendo elas: agricultura regenerativa; mercado de carbono; embalagens circulares; tecnologia no agronegócio; oportunidade na imperfeição; produzindo saúde; sabores complexos e imersões sensoriais; construindo comunidades; e transparência radical.
O consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, destaca que o Guia é construído a partir de diversas pesquisas e análises, contribuindo para que as informações ali dispostas possam ampliar os horizontes dos empreendedores no campo.
“Todo o material é construído a partir de relatórios, pesquisas de mercado e apontamentos de consumo. Assim, conseguimos desenhar as tendências que moldam o comportamento do consumidor, o que ele está buscando, qual caminho está seguindo e quais seus desejos. Isso ajuda o empreendedor a aprimorar a venda dos seus produtos ou serviços”, explica Maurício.
Ainda de acordo com Maurício, o Guia também é um material que pode ser observado como uma fonte de boas ideias.
“Um bom exemplo é a tendência da embalagem circular, que demonstra como é possível agregar valor ao produto e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais. Esse tipo de inovação ajuda o produtor a entender que suas escolhas no campo podem gerar benefícios competitivos ao mesmo tempo em que fortalece o cuidado com o meio ambiente”, pontua o consultor.
Outro ponto destacado no Guia é com relação à busca por uma alimentação mais saudável. Segundo a Sodexo (2024), os brasileiros, 89% deles, consideram importante adotar atitudes como essa, oportunidade que abre novos mercados para produtores de queijo colonial, mel ou demais alimentos que carregam valor nutricional diferenciado.
Caren Santos, coordenadora de Agronegócios do Sebrae/PR, pontua que as tendências disponibilizadas no Guia estão diretamente relacionadas a aspectos de sustentabilidade, principalmente porque segundo a PwC (2024), 76% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
“Os consumidores estão cada vez mais atentos à origem e sustentabilidade dos produtos e serviços, ou seja, estão cada vez mais atentos a aspectos ligados ao cuidado com a procedência, com as pessoas envolvidas, com a forma de preparo e com o local onde é produzido”, acrescenta Caren.
O material traz ainda cases de outros empreendedores que já aplicam muitas dessas tendências e têm conquistado resultados. Para Caren, observar essas práticas é caminhar em direção ao que muitos consumidores estão buscando.
“Acreditamos que a apresentação de cases de empreendedores que demonstram como essas tendências estão sendo colocadas em prática é uma forma de inspirarmos os produtores e empresários rurais para que desenvolvam produtos e serviços diferenciados e possam melhorar ainda mais seu posicionamento de mercado, sendo mais competitivos e também se conectando melhor com seus consumidores”, acrescenta Caren.