Em vez de vitrines, experiências. Em vez de discursos, conexão. Em vez de futuros prontos, futuros em construção. Com essa premissa, o Itaipu Parquetec, realizador e anfitrião da iniciativa, anuncia a edição 2025 do Festival Iguassu Inova.
A partir de uma arquitetura conceitual desenvolvida pela Indeed, integrante do grupo 1601, o evento se consolida como um ecossistema vivo e gratuito de inovação e espera atrair até 60 mil visitantes entre os dias 22 e 25 de outubro nas instalações do parque mais completo em soluções sustentáveis para tecnologias do futuro e transição energética do Brasil.
O projeto visa transformar Foz do Iguaçu no epicentro da inovação, tecnologia e sustentabilidade, consolidando-se como um dos maiores eventos do Paraná. Para a concepção desta nova fase, o grupo 1601 atuou na materialização do conceito “vários mundos, um só festival” ao integrar diferentes áreas de interesse e experiências em uma jornada unificada, com programação que vai de palestras e exposições a shows, espaço gamer e espaço kids.
“Nosso principal objetivo com o Festival é reforçar sua atuação como um ecossistema dinâmico que conecta ideias, recursos e oportunidades, promovendo um futuro mais sustentável e inovador. Ele é a concretização da nossa missão de fomentar a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo como vetores de desenvolvimento para o Brasil e para a região trinacional. Nós existimos para transformar a sociedade e a vida das pessoas”, afirma Eduardo de Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec.
A estrutura do Iguassu Inova é composta por cinco grandes “mundos”: Latinoware (com foco principal em Software Livre e Tecnologias Abertas), FIciências (que estimula a experimentação científica e a criatividade em idade escolar), Summit Tour (que debate políticas públicas voltadas para turismo, cultura e economia criativa), Sapiens (com especial preocupação em aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral) e Itaipu Parquetec (com propósito de fomentar o empreendedorismo, inovação e negócios), que funcionam como pilares de conteúdo com públicos e atmosferas próprias.
Estes universos são conectados por onze trilhas temáticas transversais que representam os fluxos de conhecimento que irrigarão o festival, com destaque para temas como Tech, Impacto, Sociedade do Futuro, Agro, Negócios & Empreendedorismo, Educação, Geeks e Games, Economia Criativa, Arte e Cultura, e Saúde e Bem-Estar.
“A inovação tradicional ficou presa em seus próprios silos. Nossa missão foi projetar um ambiente onde as conexões acontecem de forma fluida, onde um empreendedor do agro se conecta com um desenvolvedor de games, ou um cientista discute ESG com um gestor de impacto. O Festival é a prova de que a verdadeira transformação acontece na interseção”, explica Edu Paraske, sócio da Hub 1601 e da Indeed.
Com essa nova arquitetura, o Festival Iguassu Inova, que é realizado pelo Itaipu Parquetec com o apoio da Itaipu Binacional e do Governo do Brasil, se torna um agente de transformação, projetado para catalisar o futuro e construir um legado duradouro, posicionando Foz do Iguaçu como um centro de irradiação de ideias e negócios que nascem na união entre tecnologia, sustentabilidade e o fator humano.
“As maiores inovações e conexões de negócios acontecem quando o diferente se conecta. Aqui temos públicos diferentes, mundos diferentes, naturezas de negócios diferentes. É um terreno fértil para que haja transformação. Mais do que eventos para falar sobre inovação, aqui faremos inovação acontecer” comenta Léo Brazão, também sócio da Hub1601 e da Indeed.