Pesquisar

ACNUR e Sesi lançam Hub para inclusão de profissionais refugiados

acnur economiapr
Foto: ACNUR/Gabo Morales

Fórum Empresas com Refugiados, iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, chega ao Paraná com o lançamento do novo Hub de empresas engajadas com a empregabilidade de pessoas refugiadas, o Hub Paraná, graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

A iniciativa tem como objetivo impulsionar o engajamento dos setores da indústria, serviço e comércio na inclusão laboral de profissionais refugiados e migrantes, respondendo as demandas de trabalho das empresas, estimulando a adoção e ampliação de boas práticas corporativas e responsabilidade social, alinhadas com o atingimento dos resultados e objetivos corporativos.

Após a inauguração do primeiro Hub, no Amazonas, em junho, o Paraná é o segundo estado a integrar essa rede empresarial para a empregabilidade, envolvendo diferentes setores da economia.

A escolha do Paraná é estratégica: o estado se destaca tanto pelo histórico acolhimento de pessoas refugiadas – com mais de 100 mil refugiados e migrantes registrados – quanto pela forte atuação do setor privado, que já reúne 144 indústrias engajadas no programa Indústria Acolhedora do Sistema Fiep.

Além disso, o Estado do Paraná é o segundo no Brasil (após Santa Catarina) no número de pessoas beneficiadas pela estratégia de interiorização da Operação Acolhida: são cerca de 29 mil pessoas venezuelanas distribuídas em dezenas de munícipios paranaenses.

O Hub Paraná será liderado pelo Sesi Paraná, responsável por promover o diálogo entre empresas, compartilhamento de boas práticas na contratação de pessoas refugiadas, apoio a capacitação de gestores e redes de empregabilidade, além de fortalecer as ações inclusivas lideradas pelo setor privado.

A participação das empresas é voluntária, gratuita e aberta a todos os setores, incluindo indústria, comércio e serviços que atuam no estado e que desejam ampliar a contratação de pessoas refugiadas.

“O lançamento do Hub Paraná representa um passo concreto para aproximar o setor produtivo das agendas de proteção, inclusão e sustentabilidade. Ao promover o engajamento empresarial em nível local, ampliamos as oportunidades de integração e contribuímos para um ambiente mais acolhedor e inovador, que traz resultados e agrega novos conhecimentos e experiências advindos com os saberes dos profissionais refugiados”, afirmou Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil.

“A atuação das empresas nos Hubs Empresas com Refugiados é essencial para fortalecer a inclusão produtiva e a integração socioeconômica de pessoas refugiadas. Por meio da geração de oportunidades e do compartilhamento de boas práticas, o setor privado contribui para soluções sustentáveis e para o desenvolvimento de comunidades mais diversas e resilientes”, comentou Gabriela Rozman, Gerente de Educação e Inclusão Produtiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

O lançamento reforça o compromisso conjunto em promover trabalho decente, diversidade e inclusão, pilares fundamentais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Compartilhe

Leia também

nhs economiapr

Solução inovadora garante energia contínua durante apagões

conexao feminina economiapr

Conexão feminina fortalece empreendedorismo na região da Cantuquiriguaçu

eko market economiapr

Segurança alimentar ganha espaço nos minimercados de condomínios