O Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário realizou, no dia 16 de outubro, em Curitiba, um encontro que reuniu lideranças regionais do setor para dialogar sobre os desafios e oportunidades da publicidade e fortalecer as relações institucionais da indústria.
Além de uma programação voltada ao debate sobre boas práticas, o evento se destacou pelo intenso networking entre profissionais de diferentes segmentos, evidenciando o espírito colaborativo que orienta o Pacto Cenp – guia de boas práticas lançado em 2024, que estabelece diretrizes para a sustentabilidade e ética comercial do setor.
O Pacto Cenp foi elaborado após um amplo diálogo envolvendo agências, veículos, anunciantes e elos digitais, o documento reúne recomendações que orientam acordos comerciais equilibrados e colaborativos, fortalecendo as relações institucionais entre os diferentes agentes do mercado.
O Pacto tem como pilares quatro macrotemas fundamentais: a dinâmica das concorrências, a transparência nos processos, a sustentabilidade financeira entre os agentes e os planos de incentivo.
Durante o encontro, foi promovido um painel sobre relações sustentáveis no ecossistema da comunicação, com a participação de Guilherme Melek, gerente de marketing da Multiloja; Kal Gelbecke, presidente do Sinapro-PR; e Rodrigo Libório, diretor comercial de Curitiba e mercado nacional da RPC – Rede Paranaense de Comunicação. A moderação ficou a cargo de Regina Augusto, diretora executiva do Cenp.
“Em um mercado cada vez mais complexo, é essencial fortalecer as relações de interdependência entre os diferentes agentes da comunicação. Quanto mais diálogo e troca houver, mais sustentáveis e equilibradas serão as nossas relações e, com elas, as oportunidades que se abrem para todo o ecossistema”, afirmou Regina Augusto, diretora executiva do Cenp.
Já o presidente do Sinapro-PR, Kal Gebecke, reforçou a importância da publicidade reconectar-se com a emoção da criação.
“Quando a pressa toma o lugar da ideia, a comunicação esfria. Nosso desafio é equilibrar produtividade com criatividade, fortalecer pequenas e médias agências e inspirar os novos talentos. Profissionalismo é essencial, mas a paixão continua sendo o nosso maior diferencial”, defendeu.
O debate trouxe ainda a importância da colaboração entre os diversos segmentos do setor – agências, veículos, anunciantes e elos digitais – como base para o fortalecimento da indústria publicitária.
“Aprendi muito mais atuando em entidades do que isolado em empresa. Quando trocamos, percebemos que a dor do outro se parece com a nossa. A publicidade é feita de interdependência — dependemos e nos fortalecemos uns aos outros. É essa sinergia que o Cenp busca fomentar no mercado”, destacou Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp.
O evento contou com o apoio da Adobe, Globo, Kallas Mídia, Samsung Ads e UOL, e o apoio estratégico da Fenapro e do Sinapro-PR.