A quinta edição da Feira Jovem de Negócios Iguassu superou todas as expectativas. Integração entre jovens talentos e o mercado de trabalho foi o cenário encontrado durante o evento, realizada na quinta-feira, 14, no Mercado Público Barrageiro.
Os jovens vestiram a camisa de mais de 50 empresas participantes e apresentaram tudo o que aprenderam durante os cinco meses de estágio no programa Trilha Jovem.
Após a capacitação intensiva, eles vivenciaram uma imersão de três dias nas empresas para colocar em prática as habilidades desenvolvidas nas áreas de Turismo & Hospitalidade, Comércio & Atendimento, Marketing e Social Media.
Os participantes do Trilha Jovem Iguassu são egressos ou cursam o ensino médio na rede pública. O objetivo do projeto é possibilitar a inserção, permanência e ascensão socioprofissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais.
Um dos grandes diferenciais desta edição foi a inclusão de 16 jovens PCDs e atípicos, que descobriram seus talentos e desenvolveram autonomia durante o projeto.
A iniciativa demonstrou que responsabilidade social se faz com atitudes concretas e reforçou o compromisso com uma sociedade mais inclusiva.
Diversas regiões da cidade foram contempladas com o projeto, que profissionalizou jovens e adolescentes de 16 a 24 anos, aproximando talentos de empresas que acreditam que os jovens são o futuro. Entre os participantes, o entusiasmo era evidente.
Gustavo Bravo, de 17 anos, morador do Jardim Califórnia II, contou que conheceu o projeto por meio de um amigo que já havia sido trilheiro.
“Fiz a imersão de três dias na Casa Vitória e aprendi muitas coisas na área de marketing. Tenho orgulho de ter participado do projeto, fiz muitos amigos e agora espero conseguir um emprego e entrar no mercado de trabalho”, afirmou.
Dimas Bragagnolo, diretor-executivo da ACIFI, comemorou os resultados e destacou o engajamento do setor empresarial.
“É muito importante viabilizar a entrada desses jovens no mercado. Antes mesmo da feira começar, já tínhamos jovens sendo contratados. Isso é reflexo da união dos empresários que abriram as portas de suas empresas para recebê-los nessa formação tão importante”, afirmou.
