O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operação de R$ 117,2 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel BNDES) para a Lightera Latam S.A, de Curitiba, desenvolver novos produtos e atualizar soluções nas áreas de software, equipamentos, cabos e conectividade.
O projeto contempla ainda aquisição de máquinas e equipamentos, ferramentais e materiais de consumo, laboratoriais e protótipos.
Dentre os projetos contemplados destacam-se o desenvolvimento e aprimoramento de soluções ópticas integradas para o mercado de data centers, incluindo cabos com altíssima densidade de fibras ópticas e conectividade de ultra alta densidade, soluções de rede óptica passiva para os mercados corporativo e residencial, sistemas de gestão e monitoramento de redes de comunicação e, por fim, soluções para a internet das coisas (IoT) e machine learning (ML), com destaque para sistemas de sensoriamento.
“O desenvolvimento de novas soluções de conectividade é uma pauta prioritária e estratégica para o governo do presidente Lula. Operações como essa mostram a nossa capacidade de inovar, gerando emprego de qualidade e aumentando a nossa competitividade. O fortalecimento do setor de telecomunicações é um dos compromissos do BNDES”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A aplicação desses recursos atinge os objetivos do Funttel BNDES de ampliar a competitividade da indústria brasileira. Primeiro, ao manter empregos qualificados em pesquisa e desenvolvimento.
Depois, pelo apoio ao desenvolvimento de novos produtos e atualização daqueles já existentes. Por fim, pela contratação de serviços em institutos de pesquisa parceiros e potencial de registro de novas patentes.
A Lightera integra o grupo japonês Furukawa Electric, uma das principais referências globais em tecnologia e inovação no setor de comunicações ópticas. Com mais de um século de história, o grupo possui sólida presença internacional e ampla capacidade tecnológica, sendo reconhecido por sua excelência em soluções de conectividade de alto desempenho.