Pesquisar

Lightera recebe R$ 117 mi do BNDES para inovação

lightera bndes economia pr
Foto: Divulgação Lightera

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operação de R$ 117,2 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel BNDES) para a Lightera Latam S.A, de Curitiba, desenvolver novos produtos e atualizar soluções nas áreas de software, equipamentos, cabos e conectividade.

O projeto contempla ainda aquisição de máquinas e equipamentos, ferramentais e materiais de consumo, laboratoriais e protótipos.

Dentre os projetos contemplados destacam-se o desenvolvimento e aprimoramento de soluções ópticas integradas para o mercado de data centers, incluindo cabos com altíssima densidade de fibras ópticas e conectividade de ultra alta densidade, soluções de rede óptica passiva para os mercados corporativo e residencial, sistemas de gestão e monitoramento de redes de comunicação e, por fim, soluções para a internet das coisas (IoT) e machine learning (ML), com destaque para sistemas de sensoriamento.

“O desenvolvimento de novas soluções de conectividade é uma pauta prioritária e estratégica para o governo do presidente Lula. Operações como essa mostram a nossa capacidade de inovar, gerando emprego de qualidade e aumentando a nossa competitividade. O fortalecimento do setor de telecomunicações é um dos compromissos do BNDES”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

A aplicação desses recursos atinge os objetivos do Funttel BNDES de ampliar a competitividade da indústria brasileira. Primeiro, ao manter empregos qualificados em pesquisa e desenvolvimento.

Depois, pelo apoio ao desenvolvimento de novos produtos e atualização daqueles já existentes. Por fim, pela contratação de serviços em institutos de pesquisa parceiros e potencial de registro de novas patentes.

A Lightera integra o grupo japonês Furukawa Electric, uma das principais referências globais em tecnologia e inovação no setor de comunicações ópticas. Com mais de um século de história, o grupo possui sólida presença internacional e ampla capacidade tecnológica, sendo reconhecido por sua excelência em soluções de conectividade de alto desempenho.

Compartilhe

Leia também

litoral economia pr

Cidades do litoral terão condições especiais de crédito

startups america latina economiapr

Startups da América Latina se reúnem em Curitiba

portos pr internacional economiapr

Ilha do Mel recebe cruzeiro internacional