Pesquisar

Latinoware 2025 destacou protagonismo jovem e inovação científica

latinoware 2025 economiapr
Foto: Suelen Bicicgo / Itaipu Parquetec

O 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware encerrou a edição de 2025 na última sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu, reunindo mais de 5 mil participantes ao longo dos três dias de evento. Realizado dentro do Festival Iguassu Inova, o Latinoware manteve seu papel de destaque como um dos maiores espaços de troca e aprendizado sobre tecnologia, inovação e inclusão digital da América Latina.

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o evento recebeu 47 caravanas de diferentes regiões do Brasil, como participantes de Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e do Paraguai e da Argentina.

“Ver tantos jovens, professores e pesquisadores reunidos aqui, debatendo tecnologia aberta, sustentabilidade e inclusão, é um sinal de que estamos no caminho certo. As boas iniciativas precisam ser valorizadas e continuar crescendo. Parabéns a todos os envolvidos por fazerem deste evento um verdadeiro patrimônio do conhecimento latino-americano”, disse Alexandre Leite, diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec.

A realização do evento é feita em parceria com a Itaipu Binacional há mais de 20 anos, destacando o papel integrador da usina e valorização da pesquisa dentro do ambiente da usina.

“Vimos como o Latinoware é um espaço vivo de troca e aprendizado. Quando eu era estudante, não havia oportunidades como essa para publicar ou apresentar pesquisas. Hoje, graças à integração entre Itaipu e Itaipu Parquetec, conseguimos oferecer uma estrutura que valoriza a produção científica e conecta pessoas de toda a América Latina”, frisou Everton Pasqual, superintendente de Informática da Itaipu Binacional.

Com 126 palestrantes e oficineiros, o Latinoware abordou desde software livre, segurança cibernética e inteligência artificial até temas como educação, acessibilidade, tecnologia social e sustentabilidade. Foram 10 oficinas práticas, além de painéis e debates sobre inovação aberta, robótica e o futuro da computação.

As áreas mais procuradas pelo público refletiram as tendências do setor. Entre os temas mais abordados, estiveram Segurança Cibernética, Desenvolvimento de Software e DevOps, Software Livre e Inteligência Artificial, temas que reforçam a relevância do Latinoware como ponto de encontro entre academia, setor público e mercado de tecnologia.

Na área acadêmica, o LatinScience recebeu 265 submissões de artigos científicos – o melhor número desde o início da trilha, em 2019 – com 157 trabalhos selecionados em 18 seções técnicas. Entre eles, 96 artigos completos (Full Papers) e 61 curtos (Short Papers).

Os autores dos cinco melhores artigos da edição garantiram vaga automática no Latinoware 2026 como palestrantes, reafirmando o compromisso do congresso com a produção científica e o incentivo à pesquisa aplicada.

As produções foram apresentadas por acadêmicos de universidades e por estudantes do ensino médio, como a equipe do Instituto Federal do Paraná de Londrina, formada por Matheus Melo, Guilherme Pimenta, Leonardo Carmezini e Fábio Melquiades, com idades entre 16 e 17 anos.

“Estamos nos formando agora, e foi muito importante poder mostrar o resultado do nosso trabalho. Ainda estou em dúvida se vou seguir para a área de agronomia ou informática, mas acredito que vamos continuar desenvolvendo o software”, afirmou Guilherme Pimenta.

Arthur Santos, 23 anos, estudante de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco, participou pela primeira vez do Latinoware e venceu na categoria de melhores artigos apresentados. Ele desenvolveu um estudo sobre a possibilidade de um sistema de visão panorâmica com hardware e software livres, oferecendo uma alternativa acessível às câmeras de monitoramento comerciais.

“A ideia foi criar uma alternativa aberta e de baixo custo para quem pesquisa ou desenvolve tecnologia. O Latinoware foi a oportunidade perfeita para mostrar que inovação também pode ser acessível”, disse.

Compartilhe

Leia também

Maria Antonia Carreta da Alegria Economia PR

Retrospectiva Economia PR: As matérias mais lidas de fevereiro

Parque Tecnológico do Leite Economia PR

Parque Tecnológico do Leite vira case em encontro estadual

tecnologia negócios economia pr

Tecnologia vira aliada de negócios que crescem sem lucro