Pesquisar

Goleiro de Aluguel avança e inicia expansão internacional

Goleiro de Aluguel Economia PR
Foto: Divulgação

O que começou em 2015 como um site simples para conectar goleiros e jogadores amadores, se transformou em um moderno aplicativo móvel com mais de 390 mil usuários cadastrados. Neste ano, o Goleiro de Aluguel lançou a versão 3.0 do seu app, desenvolvida na plataforma MAUI, da Microsoft — uma atualização que representa um novo salto tecnológico, com avanços em usabilidade, design, segurança e performance.

O projeto nasceu em janeiro de 2015, idealizado por Samuel Toaldo, com o objetivo de resolver um problema comum entre jogadores amadores: encontrar goleiros disponíveis para completar o time. Naquele momento, o serviço funcionava por meio das redes sociais e de um site próprio, que permitia alugar goleiros em qualquer região do Brasil.

“Podemos dizer que o site foi nosso primeiro laboratório. Ele teve um papel fundamental para entendermos o mercado, mapear a demanda e definir as estratégias de atuação que poderíamos adotar”, relembra Samuel, fundador do Goleiro de Aluguel.

Em junho de 2016, Samuel convidou o desenvolvedor Rafael Marques para transformar o projeto em um aplicativo. Com base nos dados coletados no site, Rafael se uniu a Leo Muckenfuss, outro programador, para construir o aplicativo do zero.

A primeira versão do aplicativo foi criada na plataforma Xamarin, da Microsoft, que permitia replicar o mesmo código fonte para Android e iOS, proporcionando agilidade e redução de custos, já que a equipe de desenvolvimento era pequena.

O app foi disponibilizado oficialmente em agosto de 2016 e rapidamente demonstrou tração em todo o Brasil, conectando goleiros e contratantes de forma prática e segura.

“Nosso desafio sempre foi fazer muito com pouco. A Xamarin nos permitiu acelerar o processo e colocar o produto nas mãos dos usuários rapidamente, o que foi decisivo para validar o modelo e ajustar a experiência em tempo real”, explicou Rafael Marques, diretor de tecnologia e cofundador do GDA.

Em 2020, durante o período da pandemia, o Goleiro de Aluguel enfrentou um cenário sem jogos, mas aproveitou o momento para desenvolver a versão 2.0 do aplicativo.

Com a contratação de um UX designer, o app ganhou um novo visual e fluxos mais intuitivos, facilitando a convocação de goleiros e o processo de pagamento. As melhorias surtiram efeito imediato, ampliando a participação no mercado.

“Enfrentamos um cenário desafiador durante a pandemia, com a paralisação dos jogos. Apesar das dificuldades, buscamos focar na nossa evolução tecnológica. Entendemos que precisávamos tornar o app mais simples e eficiente, tanto para os goleiros quanto para quem convoca”, destaca Samuel. “Essas melhorias fizeram o app crescer ainda mais quando o futebol amador voltou”, concluiu o profissional.

Agora, em 2025, o Goleiro de Aluguel lança a versão 3.0, desenvolvida na nova plataforma MAUI, também da Microsoft. Essa atualização traz melhorias significativas em interface, usabilidade, segurança, fluxos de convocação e pagamento, além de introduzir o suporte multilíngue, com foco inicial no espanhol, visando a expansão para o mercado da América Latina.

Diferente de 2016, quando a equipe de desenvolvimento contava com apenas três pessoas, o Goleiro de Aluguel hoje tem um time de 19 profissionais, incluindo designers e programadores, refletindo o crescimento e a maturidade tecnológica do projeto.

A empresa também passou a utilizar inteligência artificial no atendimento aos clientes e projeta aplicar essa tecnologia na análise do comportamento dos goleiros dentro da plataforma.

Compartilhe

Leia também

Leitura Dia do Livro Economia PR

Dia do Livro: como estimular a leitura na era digital

GNV Paraná Economia PR

PR tem maior avanço no preço do GNV

portos do paraná inovação esg economia pr

Portos do Paraná reforça inovação e agenda ESG no litoral