Pesquisar

Ideathon busca soluções inovadoras para o comércio de Cascavel

ideathon inova economiapr
Foto: Divulgação

Transformar ideias em realidade e desafios em negócios para o comércio varejista. É com esse objetivo que, em Cascavel, 29 estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) aceitaram o desafio de mergulhar no Ideathon, uma maratona de inovação que busca soluções criativas para o setor e aproxima negócios do mundo acadêmico.

A iniciativa faz parte do Inova Comércio 2025, promovido pela Fecomércio PR, Senac PR e Sebrae/PR em seis cidades do estado — Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Curitiba, e chega com a proposta de unir tecnologia e empreendedorismo.

Em Cascavel, os desafiados foram divididos em seis equipes, que receberam demandas reais do comércio e trabalharam com foco no desenvolvimento de projetos inovadores que contribuam para o fortalecimento do setor regional, estimulando novas formas de consumo e a valorização de produtos e serviços.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca que a iniciativa também cumpre o papel de fortalecer o comércio regional, sem deixar de lado o estímulo à valorização de produtos e serviços.

“Trata-se de uma ponte entre os alunos do Senac e os desafios do varejo no Paraná. Essa imersão prática resulta na qualificação dos estudantes e no estímulo à veia empreendedora. O comércio da região, por sua vez, ganha acesso a soluções criativas para se renovar e inovar. O Sebrae é um parceiro estratégico, acrescentando ao projeto uma metodologia eficaz, mentoria e integração com o seu ambiente de negócios.”

A coordenadora de Educação Superior das Faculdades de Tecnologia do Senac PR, Paula da Costa Van Dal, explica que o Ideathon Inova Comércio 2025 possibilita que estudantes e empresários se desenvolvam e evoluam juntos.

“O comércio varejista ganha com essa iniciativa porque fomenta novas ideias, propostas e soluções para o setor. A relação entre academia e setor produtivo é muito benéfica para a sociedade, pois movimenta positivamente as condições sociais, impulsiona melhorias econômicas e, principalmente, incentiva soluções sustentáveis”, descreve Van Dal.

Um dos papéis do Sebrae/PR é estimular, entre os estudantes, o espírito empreendedor e práticas inovadoras, além de possibilitar acompanhamento para quem enxerga a oportunidade de transformar ideias em negócios.

A consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, afirma que o Inova 2025 é a construção de uma base sólida para o futuro do varejo, que depende de boas ideias para continuar crescendo.

“O Inova Comércio é uma oportunidade de conectar mundos. Quando estudantes têm contato direto com os desafios reais do varejo, ampliam sua visão e trazem ideias frescas que inspiram inovação. Essa troca é valiosa porque aproxima o conhecimento da prática e fortalece o ecossistema do comércio, gerando aprendizado, conexões e novas possibilidades para o setor”, pontua Rizzi.

Durante as apresentações, os times participantes foram avaliados nos seguintes critérios: problema, solução, mercado/concorrência, desenvolvimento de equipe e visão de futuro.

Na soma das notas, a equipe vencedora foi a FIVE, que apresentou a plataforma ÉDAKI, solução criada para transformar e fomentar o comércio local, tornando o consumo rápido e próximo em uma experiência única, inteligente e colaborativa, utilizando conexões entre comerciantes e clientes.

A estudante Luana Maquieves, que representa a FIVE, falou sobre a experiência de participar do Ideathon Inova e da conquista do primeiro lugar.

“O Inova é uma novidade para nós e já é uma experiência diferente: utilizar a inovação e a tecnologia em um processo de imersão na busca por problemas reais que o comércio local enfrenta”, comemora Luana.

Em segundo lugar, ficou a equipe Programáticos, que apresentou a proposta de solucionar, por meio da plataforma Capacity, o problema que muitos comerciantes têm na hora de capacitar pessoas.

O líder, Vitor Rodrigues Marcelino, explicou que o Ideathon, diferente de outros formatos, teve um desafio maior: a agilidade.

“Já participei de outros eventos parecidos, mas este foi mais rápido, mais desafiador. Acredito que só vem a agregar, porque nos deu a possibilidade de pensar de forma estratégica e eficaz para cumprir os prazos estipulados.”

A equipe AnalisAI ocupou o terceiro lugar, com uma solução voltada à gestão, oferecendo a possibilidade de que comerciantes consigam interpretar os dados das próprias empresas de forma mais clara e dinâmica. O jovem Bryan Fujihara contou que estar no Ideathon Inova foi essencial para ampliar a rede de contatos.

“É muito importante fazer parte de eventos como esse para fomentar novas ideias voltadas ao mundo da tecnologia e ainda fazer networking com especialistas no assunto”, destaca Bryan.

O time vencedor garantiu a participação no evento ConectaPR 2026, em Curitiba, e ainda terá a possibilidade de visitar um Hub de Inovação Local, acompanhado pela equipe do Sebrae/PR. Os três primeiros colocados ganharam certificados com destaque e colocação, troféu e duas horas de mentoria para apoio ao desenvolvimento.

Compartilhe

Leia também

Maria Antonia Carreta da Alegria Economia PR

Retrospectiva Economia PR: As matérias mais lidas de fevereiro

Parque Tecnológico do Leite Economia PR

Parque Tecnológico do Leite vira case em encontro estadual

tecnologia negócios economia pr

Tecnologia vira aliada de negócios que crescem sem lucro