Pesquisar

Litoral recebe capacitações para ambulantes com foco em sustentabilidade

mare de oportunidades litoral economiapr
Foto: Inove

O programa Maré de Oportunidades realiza no fim de novembro mais uma etapa de qualificação com foco na melhoria do atendimento, organização e profissionalização de trabalhadores que atuam na orla e no comércio do litoral. Três encontros serão promovidos nos dias 25, 26 e 27 de novembro, entre 18h30 e 21h30, respectivamente em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Resultado de parceria entre Sebrae/PR com o Sistema Fecomércio PR, Sesc, Senac, prefeituras municipais, associações comerciais, associações das micro e pequenas empresas locais (Ampec) e a Adetur Litoral, os eventos são destinados a ambulantes, Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

O objetivo é abrir espaço para aprofundar a discussão sobre sustentabilidade e valorização do litoral ao longo de todo o ano, não apenas na alta temporada. A consultora do Sebrae/PR, Catiane dos Santos, destaca que os encontros encerram um ciclo de oficina iniciados em outubro e também trazem um tema novo e estratégico.

“Vamos celebrar toda essa jornada de desenvolvimento dos últimos meses e também ampliar a conversa. Além de consolidar os aprendizados das oficinas, trazemos um novo tema: o ambulante e a sustentabilidade de um destino turístico. Isso é fundamental, porque o litoral do Paraná vive o turismo o ano todo e os ambulantes têm um papel direto na experiência de quem nos visita. Quando eles se capacitam, se organizam e incorporam práticas sustentáveis, ganham os negócios, ganha o visitante e ganha o território”, afirma Catiane.

Uma das palestrantes convidadas é a empreendedora social que trabalha pelo turismo responsável Marianne Costa, que irá abordar o tema “Voz ativa por um turismo com propósito”. Ela ressalta que a proposta vai além da teoria e visa estimular ações práticas, ajustes de rotina e um novo discurso comercial entre os pequenos empreendedores.

“O objetivo da palestra é que eles entendam como a sustentabilidade está presente no dia a dia do trabalho deles e como podem incorporar essas práticas no seu discurso comercial. O turismo é feito por micro e pequenos empreendedores e pequenas ações e ajustes podem tornar o negócio mais rentável e, ao mesmo tempo, mais responsável”, afirma.

O Programa Maré de Oportunidades, que começou com foco na qualificação de vendedores ambulantes de praia, evoluiu para um esforço integrado de qualificação que envolve todo o trade turístico e o comércio local.

A nova fase busca garantir que a experiência dos visitantes e, consequentemente, a geração de renda no litoral seja positiva o ano inteiro, não apenas na alta temporada. Parceiros como Sistema Fecomércio PR, Senac, associações comerciais e Ampec locais e as prefeituras atuam para garantir estrutura, divulgação e adesão das categorias envolvidas.

A secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Kássia Novochadlo, enfatiza a importância da colaboração entre a Prefeitura, o Sebrae/PR e os demais parceiros para as qualificações estratégicas que visam o desenvolvimento econômico e possuem reflexos sociais no município.

“Esse trabalho fortalece economicamente e socialmente a categoria dos ambulantes, que são o cartão de visita para o turista. A boa percepção do visitante sobre nossa cidade depende do desempenho desse trabalho. Por isso, apoiamos integralmente o Programa Maré de Oportunidades oferecendo espaços e estrutura para que as capacitações aconteçam e para que o projeto atue não apenas na temporada, mas durante todo o ano”, afirma a secretária.

Rafael Rodrigues Mecatti, ambulante há três anos em Pontal do Paraná, comercializa chapéus, bolsas, bonés, viseiras, cangas e brinquedos. Ele participou de edições anteriores e conta que a versão atual aproximou palestrantes e público, com grupos menores e maior troca.

“Os palestrantes ficaram mais perto da gente e deu para absorver melhor o conteúdo. Aprendi a me organizar no dia a dia, a melhorar o atendimento ao turista e a usar redes sociais para impulsionar as vendas. Depois da formação, minha performance melhorou muito”, conta o ambulante.

A ambulante Larissa Isabel Rosa vende porções e bebidas em Matinhos. Ela destaca que o Programa Maré é uma oportunidade única que muda o jeito de empreender.

“O curso foi diferenciado, com muita interação. Aprender a ser simpático, sorridente e comunicar melhor faz toda a diferença. Estive em todas as turmas, observando e aprendendo, e vejo crescimento no desenvolvimento dos ambulantes”, relata Larissa.

Os encontros de encerramento complementam oficinas já realizadas em cada município, que trouxeram conteúdos práticos sobre atendimento, manipulação de alimentos, gestão financeira, uso de redes sociais para divulgação e práticas sustentáveis. Segundo a consultora Catiane dos Santos, os eventos também têm caráter estratégico.

“Queremos preparar o público e serviços para a temporada e consolidar um calendário ampliado de qualificações para 2026. Junto com os nossos parceiros, queremos ampliar a periodicidade das formações ao longo do próximo ano, transformando a qualificação em política contínua de desenvolvimento”, afirma.

O Programa Maré de Oportunidades é 100% gratuito e oferece ferramentas práticas para quem quer profissionalizar o negócio, aumentar vendas e contribuir para uma imagem turística mais sólida e sustentável da região.

Compartilhe

Leia também

expansao shopping barigui economiapr

ParkShoppingBarigüi registra aumento de vendas e fluxo após expansão

falencia oi economiapr

Falência da Oi acende alerta no setor de telecom

startup analise de agua economiapr

Startup de análise da água entra no mercado europeu