A Cresol, enquanto instituição financeira cooperativa, tem como missão o fomento ao desenvolvimento econômico e social de seus cooperados e das comunidades onde atua. Um exemplo disso é o Projeto de Empreendedorismo Rural, realizado pela Central Cresol Baser, que custeou assessorias e consultorias especializadas através do Projeto de Empreendedorismo Rural.
O projeto seguiu as orientações do Fundo Huruma, administrado pela GAWA Capital, e visou fortalecer e aprimorar a capacidade técnica dos agricultores familiares, com foco na participação de mulheres e jovens. Para o desenvolvimento do projeto, a empresa Adeop, vencedora do processo licitatório, foi contratada para prestar a consultoria e assistência técnica.
“Com parcerias como essa, a Cresol visa aprimorar o acompanhamento aos agricultores familiares e fortalecer as suas ações no campo, implementando sistemas produtivos que possam gerar maior renda às famílias”, disse o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.
Com um período de execução de 21 meses, o projeto beneficiou mais de 500 agricultores de todo Brasil, sendo 24% dos atendimentos de assistência técnica foram para mulheres e 20% para jovens agricultores.
Cooperada da Cresol em Boa Vista da Aparecida, Fernanda Biedermann Ferreira iniciou na produção de morangos e com a assistência técnica conseguiu organizar e melhorar a produção.
“Eles vêm, nos ajudam e auxiliam com o nosso dia-a-dia. Sabem de perto a nossa necessidade e o que a gente precisa, como nos auxiliar e nos ajudar para a gente poder trabalhar junto”, conta.
O projeto abordou eixos de boas práticas, focando na sustentabilidade e na eficiência da produção e gestão. Entre as ações realizadas, destacam-se: adubações e manejo do solo, implementação de barreiras naturais, utilização de homeopáticos, reflorestamento e manejo da água.
Em Guaraniaçu, o jovem Mateus Del Puppo é um dos destaques do programa. Ao lado dos avós, ele lidera uma propriedade familiar dedicada à horticultura, com foco na produção de tomates.
O projeto já incorporou práticas sustentáveis com o uso de esterco orgânico da própria fazenda, caldas naturais, produtos biológicos e defensivos de baixa toxidez.
“Estamos cada dia mais comprometidos com a qualidade e sustentabilidade. A parceria com a Gawa e Cresol tem sido fundamental para nosso crescimento”, afirma Mateus.
Com as ações, 69% das propriedades tiveram aumento na renda dos empreendimentos.
“Nosso propósito vai além da oferta de crédito, buscamos apoiar o desenvolvimento dos nossos cooperados e fortalecer ações que beneficiam o meio ambiente, o que, fortalece a cooperativa”, enfatiza Alzimiro Thomé.