Cerca de 180 micro e pequenos empreendedores, pesquisadores e profissionais do setor de tecnologia participaram do 2º Encontro de Computação Avançada, realizado nesta quinta-feira (4), na sede do Sebrae em Curitiba.
A iniciativa aproximou empresas paranaenses das principais tendências globais em computação, inteligência artificial e transformação digital, reforçando o compromisso conjunto com o avanço tecnológico e o fortalecimento da economia digital no Estado.
Realizado pelo Sebrae/PR e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional Paraná (Assespro-PR), o encontro teve como objetivo consolidar o Paraná como referência em tecnologia aplicada aos negócios e ampliar o acesso das empresas locais a conteúdos estratégicos e a novas oportunidades de competitividade digital.
Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR, destacou o papel estratégico da computação avançada no desenvolvimento de negócios e políticas públicas.
“A computação avançada é eixo fundamental para a competitividade das empresas e para a construção de políticas públicas inovadoras. Ao conectar especialistas, empreendedores e instituições, conseguimos fortalecer a economia digital do Paraná e consolidar uma base mais preparada para o futuro”, afirmou Adriano Krzyuy.
Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, contextualizou o novo posicionamento do encontro e sua conexão direta com a estratégia de apoio ao setor de tecnologia. Segundo Tortato, a segunda edição consolida uma evolução importante no formato do evento.
“Buscamos aproximar ainda mais a computação avançada da realidade das pequenas empresas. Mantivemos a essência técnica, mas ampliamos o foco para conteúdos práticos e voltados aos desafios de mercado, especialmente no que envolve inteligência artificial aplicada e gestão tecnológica. Nosso objetivo é reforçar o Paraná como um Estado relevante no desenvolvimento de software e apoiar as empresas de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) a inovarem com consistência”, destacou.
O período da manhã contou com rodada de negócios que conectou 12 empresas âncoras a 18 fornecedores do setor, enquanto a tarde foi dedicada a palestras e debates que traduziram temas de alta complexidade em aplicações práticas para pequenas e médias empresas.
Duas empresas participantes do RenovaTIC relataram durante o encontro os impactos práticos da iniciativa em seus negócios.
Com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de sistemas de gestão (ERP) para varejo e comércio, a Precisa Software, de Dois Vizinhos, região Sul do Paraná, ficou entre as três empresas de melhor performance do RenovaTIC em 2025.
“Participar do RenovaTIC tem sido decisivo para a nossa evolução. O programa nos ajudou a aprimorar nossos processos de vendas e trouxe uma orientação muito qualificada sobre a Reforma Tributária que começa a vigorar em 2026”, avaliou Rodrigo Bottoli, Gerente Comercial, de Canais e de Relacionamento com Clientes da empresa.
A Daisee, startup de Cascavel, no Oeste do estado, especializada em soluções de inteligência artificial aplicadas à gestão de documentos corporativos, iniciou em 2025 sua expansão internacional ao ser incubada na Unicorn Factory, em Lisboa.
“O Sebrae acompanha a nossa trajetória desde o nascimento da Daisee, há apenas um ano, e esse suporte tem feito toda a diferença. O RenovaTIC nos ajudou a enxergar novas oportunidades de negócio e a otimizar processos internos. Minha relação com o Sebrae vem de mais de sete anos, desde a época da Koredata, minha primeira startup, que acabou dando origem à Daisee. Agora, com a expansão internacional e o reconhecimento no InovAtiva, seguimos avançando com o apoio do Sebrae para escalar soluções de IA que realmente transformam as empresas”, destaca Cristopher Gollmann, CEO da startup.
Os palestrantes abordaram a relevância estratégica e a capacidade de traduzir tendências globais para o contexto dos pequenos e médios negócios.
O primeiro deles foi Welliton Oliveira, especialista em Inteligência Artificial aplicada aos negócios e fundador da Evolve MVP.
Em “Construindo um produto de tecnologia do zero”, ele apresentou caminhos práticos para transformar ideias em soluções tecnológicas viáveis, destacando métodos de validação, desenvolvimento ágil e estratégias de escala aplicáveis a empresas de todos os portes.
Na sequência, Alaor Neto, da NVIDIA Enterprise, abordou o tema “Computação Sustentável e Acelerada na Era da IA Generativa – Casos de Uso”. E
le demonstrou como GPUs e arquiteturas otimizadas estão redefinindo a capacidade das empresas de processar grandes volumes de dados e criar soluções de IA de forma sustentável, ampliando produtividade e abrindo novas oportunidades de negócio.
Fechando o bloco técnico antes do último palestrante, Fábio Lima, especialista em Inteligência Artificial da IBM Brasil, apresentou a palestra “Agentes de IA: uma nova revolução chega às empresas”.
O especialista detalhou como agentes autônomos de IA estão remodelando processos corporativos e tornando a automação inteligente mais acessível e estratégica.
Encerrando o ciclo de palestras, o fundador e presidente da Alterdata Software, Ladmir da Penha Carvalho, trouxe “O caminho real do empresário de TI: Lições práticas para escalar e competir”.
Ladmir compartilhou a trajetória de crescimento da empresa que começou pequena e hoje conta com cerca de dois mil colaboradores. Além disso, mostrou como inovação contínua, estratégia e adaptação são fundamentais para competir em um mercado altamente dinâmico.