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Aeroporto de Londrina adota tecnologia para pousos seguros

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Foto: jcomp/freepik

O Secretário de Aviação Civil, Daniel Longo, do Ministério de Portos e Aeroporto (MPor), participou, na manhã desta quarta-feira (10), da cerimônia de inauguração do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) do Aeroporto de Londrina, no Paraná.

O equipamento permite operações de pouso de decolagens em condições de baixa visibilidade como chuvas forte e nevoeiro.
 
Para o secretário a operação do ILS eleva o padrão de segurança e eficiência do aeroporto a um novo nível.

“Com a precisão desse sistema, diminuímos de forma significativa os impactos de condições meteorológicas e ampliamos a capacidade operacional. Isso representa voos mais regulares, menor índice de arremetidas, mais oferta e mais confiança para empresas e passageiros.” pontuou.

A entrada em operação do ILS conclui mais uma etapa das obras de melhorias no aeroporto. Em janeiro, o ministro Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho participou da inauguração do terminal, que recebeu investimento de R$ 180 milhões realizados pelo grupo Motiva, gestora do aeroporto.

As obras contemplaram um aumento de 40% na área do terminal, passando de 8.500 m² para 11.500 m², uma nova e ampla sala de embarque de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves, realocação dos sistemas de navegação (PAPI) e as infraestruturas necessárias para receber o ILS.
 
Em mensagem, o ministro reafirmou o compromisso com a modernização dos aeroportos.

“Essa é uma demanda antiga da população e de toda a região. Com o ILS, nós vamos preparar o nosso aeroporto para cada vez mais operar com segurança, receber mais voos e evitar cancelamentos pelo mau tempo. Essa é uma ação conjunta a favor da cidade de Londrina, sobretudo fortalecendo o turismo de negócios, o turismo de lazer e desenvolvendo essa região tão estratégica para o estado do Paraná.”, declarou Silvio Costa Filho.

O aeroporto de Londrina opera, em média, 700 voos e movimenta cerca de 50 mil passageiros por mês. Em Londrina, o ILS Categoria I permite aproximações com altura mínima de 60 metros e visibilidade de pelo menos 800 metros, o que garante maior segurança nas operações.

O equipamento deve reduzir o número de cancelamento de voos no terminal o que possibilita um melhor aproveitamento da estrutura por parte das empresas aéreas.
 
O ILS é usado para permitir pousos com mais segurança quando a visibilidade está ruim, como em dias de nevoeiro ou chuva forte. Ele permite que o piloto enxergue melhor o caminho da pista, seguindo limites de visibilidade que variam conforme a categoria do equipamento que pode ser um, dois ou três.
 
Hoje, o Brasil tem 46 sistemas ILS instalados, que é considerado um dos sistemas mais avançados do mundo quando falamos de precisão para pousos. A tecnologia básica é a mesma em todas as categorias; o que muda são os ajustes de precisão, os equipamentos adicionais e algumas adaptações na infraestrutura do aeroporto.
 

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