A solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná, evento anual realizado e promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), aconteceu em Curitiba na manhã de ontem, 7 de maio em clima de comemoração.
A edição marca a 30ª edição da feira, consolidada como um dos principais encontros B2B do turismo no Sul do Brasil. O marco foi chancelado por entidades e autoridades presentes.
Anfitrião da cerimônia, o presidente da ABAV-PR, Geraldo Zaidan Rocha, destacou a trajetória do evento e sua relevância para o setor, construída ao longo de três décadas de trabalho, articulação e envolvimento do trade turístico.
“Estar aqui hoje é fazer o discurso dos meus sonhos. Mais de três décadas atrás, estávamos na nossa primeira edição do evento, que à época ainda levava outro nome. Foi realizada no Centro de Curitiba, de forma muito menos profissional que hoje, mas já reunia importantes nomes do trade turístico. Após uma longa caminhada, chegamos à 30ª edição, com muito orgulho do impacto positivo que a Expo Turismo Paraná gera no setor”, afirmou Geraldo Rocha.
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, participou por vídeo e parabenizou a ABAV-PR pela realização da feira. Em sua mensagem, ela desejou bons negócios aos participantes e reforçou a importância dos agentes de viagens para a movimentação do turismo no Brasil e no mundo.
A capacitação profissional do trade turístico e, em especial, dos agentes de viagens é prioridade para a ABAV-PR. Nesta missão, o Sebrae Paraná tem sido um grande parceiro da Associação. O diretor-técnico do Sebrae Paraná, Cesar Rissete, ressaltou o turismo como setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social.
Segundo ele, os números recentes mostram o crescimento do fluxo turístico no Paraná e refletem um esforço conjunto para receber melhor os visitantes.
Rissete também valorizou o papel do agente de viagens como curador da experiência turística. Para ele, diante das mudanças no comportamento do consumidor, o setor precisa transformar tendências em faturamento, com apoio de ferramentas, tecnologia e capacitação que hoje o Sebrae Paraná disponibiliza.
Curitiba, cidade anfitriã do evento, foi representada pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bona Swinka. Em sua fala, ele destacou a importância da atuação conjunta entre o município, o Governo do Estado e entidades do setor para o fortalecimento do turismo na capital.
Swinka lembrou ainda que o turismo representa hoje 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Entre os novos produtos turísticos da cidade, citou o Inverno Curitiba, iniciativa que deve movimentar diferentes pontos da capital, com destaque para a gastronomia, apontada como um dos atrativos preferidos dos visitantes.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, afirmou que a cidade se orgulha de sediar a Expo Turismo Paraná e agradeceu aos agentes de viagens por levarem o nome da capital para o Brasil e para o mundo.
“Curitiba se orgulha de sediar estes dias de discussão sobre o turismo. Acredito no turismo como gerador de negócios, emprego e renda para o nosso país”, destacou Pimentel.
Durante a fala, o prefeito mencionou ações recentes voltadas ao fortalecimento do setor, como a rota do turismo religioso, com iluminação cênica em espaços religiosos da cidade, e a criação do Fundo Municipal de Turismo, prevista para ser sancionada na próxima semana.
Pimentel também destacou os resultados do Natal de Curitiba, que superou as expectativas de movimentação econômica em 2025. E afirmou que a previsão para 2026 é ainda mais otimista, especialmente por se tratar da 10ª edição do evento natalino.
O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Luciano Ferreira Bartolomeu, reforçou a importância das entidades do setor e o papel das agências de viagens na comercialização dos destinos.
“Sem as agências de viagens, não há venda dos equipamentos turísticos”, afirmou.
Ele também defendeu a valorização dos destinos paranaenses e citou atributos como segurança pública, preços competitivos e respeito ao turista como diferenciais do Estado.
Encerrando a solenidade, o vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, destacou o crescimento do turismo no Estado e a geração de empregos no setor. Segundo ele, o Paraná segue avançando graças à união entre governos, entidades e agentes de viagens.
O evento segue até hoje, 8 de maio, no Viasoft Experience, em Curitiba, com ampla programação composta por palestras, rodadas de negócios, workshops, pitches, Feira de Negócios e eventos paralelos.
Ao longo dos dois dias, espera-se reunir mais de 5 mil participantes, atuando como acelerador comercial que influencia uma cadeia de consumo estimada em mais de R$ 150 milhões para o segundo semestre, considerando os contratos de inventário hoteleiro, bloqueios aéreos e pacotes de operadoras que são alinhados durante o a feira.
Com uma estimativa de 2 mil agentes de viagens circulando nos dois dias de evento, a Expo Turismo Paraná foca na capacitação e na geração de negócios diretos. A localização em Curitiba, estrategicamente posicionada entre as principais capitais do Mercosul, facilita a vinda de caravanas de profissionais que buscam as novidades em tecnologia, hotelaria e novos roteiros internacionais.