O Biopark deu um passo decisivo em sua jornada de internacionalização ao receber representantes do Governo do Paraná, da Hungria e do Paraguai para a inauguração da primeira fábrica da SteriClean no Brasil. Mais do que uma visita, o encontro celebrou a força do ecossistema e a chegada de novos investimentos que transformam a realidade da região.
A empresa traz uma tecnologia húngara inovadora, focada em três pilares considerados essenciais para o futuro: sanidade, segurança alimentar e sustentabilidade. Este não é apenas um novo negócio, mas o maior investimento húngaro no Brasil no século.
Segundo a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, a inauguração coroa uma cooperação de sucesso iniciada em 2023.
A comitiva foi recebida pelo presidente do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi, e pelo vice-presidente Paulo Rocha. Durante a visita, as autoridades realizaram uma imersão no ecossistema, conhecendo a estrutura da Faculdade, do Colégio e da Academia Donaduzzi, pilares que sustentam a formação de talentos no Biopark.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, reforçou o papel estratégico da instituição para que projetos desse porte saiam do papel.
“O Estado realizou os trâmites necessários, mas o Biopark foi essencial para o sucesso dessa parceria internacional”, destacou o secretário.
Para o Dr. Luiz Donaduzzi, o evento simboliza a maturidade do projeto. A chegada da SteriClean reforça que o Biopark está preparado para ser um ponto de conexão entre o Paraná e as principais inovações do mundo.
“Esta etapa de internacionalização é a segunda fase de empresas do nosso ecossistema, o que mostra um novo caminho para o futuro do nosso território”, ressaltou.
O vice-presidente Paulo Rocha também destacou a consolidação do Biopark como um ecossistema de inovação de referência.
“O Biopark vem se consolidando nos últimos anos como um ecossistema de inovação de alto nível. No ano passado, por exemplo, recebemos o título de melhor hub de inovação do país, segundo a Anprotec. Isso ajuda a atrair mais investimentos nacionais e internacionais”, afirmou.
Entre as autoridades presentes na inauguração estavam o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Eduardo Marafon; o diretor industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Resende; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Marcos Pelegrina.