A 12ª edição do Mercado em Foco reuniu 370 varejistas no último dia 19 de maio no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, para discutir o “Novo Varejo”, as mudanças nos modelos de consumo, além de tecnologias emergentes que já transformam o setor.
O encontro empresarial é uma realização do Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Governança Comércio InFoco e Fecomércio PR.
A consultora do Sebrae/PR, Alesandra Almeida, pontua que o evento já é uma referência para Londrina e região já que, anualmente, discute de forma prática as novas tendências para o varejo.
“Este ano trouxemos palestrantes que são referências nacionais para falar sobre vendas, tecnologias, integrações de pagamentos, jornada do consumidor e outros temas que estão em alta no setor, além é claro de frisarmos em nossos conteúdos a importância da geração de experiência do cliente, em todos os pontos de contato dele com a marca ou empresa, seja no ambiente físico ou digital”, destaca Alesandra.
O empresário e coordenador da Governança Comércio In Foco, Samir Nasser, lembra que o setor é extremamente dinâmico e que, ao longo dos anos, o evento acompanha os desafios reais enfrentados pelos comerciantes.
“Em 2013, a gente discutia como seria possível vender nas redes sociais. Hoje discutimos questões como inteligência artificial, experiência e sucesso do cliente. O Mercado em Foco tem essa característica de ser o momento de atualização para o empreendedor, para quem emprega e gera renda em Londrina e região. Ver que é um momento de conexão entre os mais diferentes perfis do empresariado local é muito satisfatório”, diz Samir.
A presidente da Acil, Vera Antunes, também ressalta que o evento é um importante reforço para a economia local.
“Temos um estudo que o dinheiro que é investido no varejo em Londrina circula sete vezes entre outros comerciantes e prestadores de serviços antes de sair da cidade. Então, fortalecer esse segmento é fundamental”, pontua a presidente da Associação Comercial.
A empreendedora Adriana Ramos reforça a importância do Mercado em Foco para os varejistas.
“É um momento necessário de atualização. Já participei, também, de outras edições e este ano me chamou muito a atenção o conteúdo sobre a digitalização que é um desafio que enfrento atualmente na minha loja”, conta.
Outra participante, Flávia Minital, diz que foi atraída pelas palestras ligadas à experiência do cliente.
“A gente sabe que é cada vez mais importante ter um diferencial em todo o atendimento, seja ele presencialmente na loja ou no contato digital. Então, participar de um evento que mostra as tendências e, também, as dificuldades do setor é muito rico. Saio daqui inspirada para colocar os aprendizados em prática”, afirma.