Search

ConectaPR começa sexta e reúne startups, investidores e ecossistemas de inovação

conecta parana economiapr
Foto: Inove

O universo inovador e empreendedor do Paraná estará reunido entre os dias 11 e 12 de julho para o 10º ConectaPR, em Curitiba.

Voltado a quem empreende ou já tem uma startup, o evento é realizado pelo Sebrae/PR e busca fomentar conexões estratégicas, levar conteúdo, promover a troca de experiências e apresentar soluções que fortaleçam o ecossistema de inovação do Paraná.

Consultorias, mentorias, oficinas mão na massa, capacitações, palestras e conteúdos, com foco no estímulo ao networking e ao diálogo com atores importantes do mercado são algumas das ações previstas na programação. As atividades serão realizada na sede da instituição, na Rua Cyro Vellozo, nº 59. 

As startups participantes também terão acesso a consultorias gratuitas realizadas por especialistas no tema. O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, destaca que o ConectaPR disponibiliza uma programação ampla para quem deseja transformar conhecimento em ação.

“Serão dois dias com muito conteúdo voltado à inovação e para o ambiente das startups. É uma oportunidade para quem quer se atualizar, fazer networking qualificado. Além de, claro, contar com apoio do Sebrae, que é parceiro em toda a jornada de quem tem um negócio inovador”, destaca Tortato.

Na programação, entre os destaques confirmados estão: Thays Rodrigues, gerente de produtos digitais na Consultoria Levva; Artur Padilha, diretor de produto da Neurotech; e Anderson Diehl, investidor-anjo da Angel Investors Club.

Estão confirmadas 11 caravanas de diferentes regiões do Paraná, com pelo menos 260 participantes.

Na área de exposição, 25 startups paranaenses, argentinas e atores do ecossistema apresentarão soluções voltadas a produtividade, automação, sustentabilidade e impacto social, entre outros.

Os negócios participantes integram programas do Sebrae/PR, que vão desde incentivo de ideias inovadoras no ambiente acadêmico até o apoio e preparação para que startups que já estão no mercado possam crescer e captar recursos.

Outra atração esperada é o Investing Day, iniciativa que conecta empreendedores a potenciais investidores, criando um ambiente propício à captação de recursos, networking qualificado e troca de conhecimento com especialistas do mercado.

Neste ano, a Inteligência Artificial terá espaço de destaque com oficinas mão na massa que abordarão temas como engenharia de prompts, automação de processos e estratégias para escalar resultados com IA.

As três oficinas acontecem na sexta-feira (11) e serão conduzidas por especialistas como Leandro Souza (How Education), Danilo Brizola (Snowman Labs) e Welliton Oliveira (Evolve MVP). Serão demonstrados meios pelos quais a tecnologia pode ser incorporada de forma prática à rotina dos pequenos negócios.

As oficinas têm vagas limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Para ter maior eficácia nas oficinas, é recomendado que os participantes tragam seus notebooks.

O evento ainda terá uma área dedicada a jogos de empresas paranaenses. O espaço é realizado em parceria com a Associação de Criadores de Jogos do Paraná (Acjogos PR) e disponibilizará acesso a jogos como o de um simulador de carro de corrida.

Uma comitiva da província de Misiones, na Argentina, estará presente com 23 representantes, composta por empreendedores, startups, instituições acadêmicas, governo e organizações de apoio ao empreendedorismo.

A iniciativa reforça uma relação bilateral que teve início em 2001, com a criação do Parque Tecnológico Binacional, conectando setores de tecnologia das regiões de Pato Branco e Misiones.

No ano passado, foi estruturada a Rede de Inovação Missioneira (RIMI), que promove soluções inovadoras na província argentina e, entre outras ações, fortalece a presença destas empresas em ambientes de inovação do Paraná.

Outro destaque é o lançamento do Programa de Inovação Aberta do Sebrae/PR. A iniciativa vem com o objetivo de aproximar os pequenos negócios da área de inovação e grandes empresas que estão em busca de soluções para desafios estratégicos.

O lançamento será na sexta-feira (11), a partir das 14h25, com a apresentação das empresas demandantes para o público, um espaço para criar conexões e a realização de painéis de conteúdo.

Antes do ConectaPR, na quinta-feira (10) durante o dia e sexta-feira (11) pela manhã, o Eli Summit reunirá empreendedores, gestores públicos, ambientes de inovação e Instituições de Ensino Superior (IES) de 42 municípios que aplicam a metodologia dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI). A proposta é conectar esses públicos com foco em “identificar, desenvolver e monitorar projetos inovadores”. 

Compartilhe

Leia também

nava tecnologia economiapr

NAVA busca 130 profissionais de tecnologia

scania cotrasa economiapr

Scania Cotrasa expande atuação no PR com nova loja de peças em Paula Freitas  

plano juridico assinatura economiapr

Escritório projeta expansão nacional com assinatura em propriedade Intelectual