Entre os dias 27 e 28 de agosto, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sediará o XII Congresso Internacional de Direito CONSINTER. Reconhecido como um dos principais eventos acadêmicos da área, com edições anuais realizadas na Espanha, esta será a primeira vez que o congresso acontece no Brasil.
Com o tema “Direito em movimento: inovações, crises e possibilidades”, o congresso reunirá juristas renomados do Brasil e do exterior, além de pesquisadores, acadêmicos, advogados, magistrados e membros do Ministério Público brasileiro e ibero-americano.
O objetivo é promover a troca de conhecimento e o debate qualificado sobre temas relevantes em diversas áreas, como direito público, direito privado, direito internacional, psicologia forense e direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.
“É uma honra para a Escola de Direito sediar o Congresso, que hoje é amplamente reconhecido como um dos mais representativos encontros acadêmicos. Será uma excelente oportunidade para fomentar o debate sobre direito e a pesquisa no Brasil e na Universidade”, afirma Renata Melfi de Macedo, decana da Escola de Direito da PUCPR.
Entre os destaques da programação está a participação do ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dos professores Noemí Jiménez Cardona (Universidade de Barcelona), Ignacio García Vitoria (Universidad Complutense de Madrid), David Vallespin Pérez (Universidade de Barcelona) e Antônio César Bochenek (Universidade de Coimbra).
Além da participação como ouvinte, os interessados também podem submeter artigos e propostas de comunicação oral. As submissões estão abertas até o dia 31 de julho.
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o congresso de forma presencial. Os textos completos serão publicados na Revista Internacional CONSINTER de Direito e no livro Direito e Justiça, publicados pela Editora Juruá.