Na rotina da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE) cada número conta uma história. Por trás das planilhas, há vidas de várias pessoas com deficiência sendo cuidadas com dedicação e afeto. E, há 12 anos, esse trabalho tem um aliado invisível, mas essencial: a tecnologia da ACOM Sistemas.
Na verdade, a história de aproximação entre as duas instituições tem mais tempo. Logo que a ACOM iniciou suas atividades, Carlos Roberto Drechmer, fundador da empresa, conheceu a AFECE por meio de um de seus parceiros de negócios.
O amigo, ciente que era preciso automatizar a gestão fiscal e financeira, apostou no desafio e convidou Carlos para orquestrar a operação. O CEO não apenas conduziu o trabalho como assumiu a batuta de presidente da instituição, entre os anos de 2011 e 2014 e ao longo de outras gestões, ocupou cargos na diretoria.
“Foi um encantamento à primeira vista. Quando eu conheci a AFECE e vi o trabalho desenvolvido entrei sem medo algum nesse projeto”, afirma Drechmer.
Hoje, além de cuidar de toda a parte fiscal e financeira da instituição, o sistema EVEREST 3.0, fornecido gratuitamente pela ACOM Sistemas contribui na gestão do, já tradicional, bazar da Receita Federal promovido pela AFECE, uma das fontes de renda da instituição.
O evento, realizado a cada dois anos, em média, reúne produtos apreendidos e que são colocados à disposição do público com preços atrativos. Na ocasião o sistema EVEREST auxilia na organização e controle do estoque de produtos, gera as notas de saída e a gestão dos recebíveis, tudo isso, já integrado à parte contábil e fiscal.
“É uma ação de responsabilidade social, onde tentamos transformar um pouquinho mais o trabalho já grandioso que todos fazem por aqui com o uso de ferramentas úteis, modernas, tecnológicas”.
O sistema EVEREST 3.0, desenvolvido pela ACOM, que opera com tecnologias como machine learning e inteligência artificial, roda nos bastidores da AFECE desde 2013.
Ajuda a organizar contas, emitir relatórios, padronizar tarefas e automatizar o que for possível. E, ao fazer isso, libera o tempo e a energia de quem está na linha de frente, cuidando daquilo que realmente importa.
“Nosso sistema é funcional para a AFECE também por ser rigoroso e preciso, tornando eficiente e padronizado o trabalho de todos, o que facilita muito a jornada dos colaboradores e, claro, dos pacientes e alunos. E, nesse contexto, ele virou um parceiro que dá segurança pra quem está fazendo o trabalho lá na ponta”, afirma o executivo.
“E saber que isso facilita o dia de um colaborador, ou beneficia o atendimento de um aluno… é especial.”
Durante os últimos anos a ACOM vem sendo reconhecida com o prêmio Empresa Parceira da AFECE. Mas o troféu é só um detalhe. Ao longo desses anos de parceria, a ACOM e a AFECE têm demonstrado que a colaboração vai além da entrega de soluções tecnológicas.
Mais do que uma assistência técnica, a relação entre as duas entidades é marcada por um compromisso com a transformação social.
“A tecnologia, como a plataforma EVEREST 3.0, tem sido uma aliada fundamental, mas o verdadeiro impacto está na mudança que ela propicia no cotidiano da instituição. Os prêmios recebidos pela ACOM são um reconhecimento, mas o verdadeiro troféu está nas vidas que foram tocadas e nas histórias que continuam sendo escritas a cada dia dentro da AFECE“, conclui.