Search

Crédito estruturado pode destravar obras e aquecer o setor imobiliário no PR

setor imobiliario pr economiapr
Foto: Divulgação

Em cidades como Maringá, Londrina e Ponta Grossa, o setor da construção civil tem crescido com protagonismo de construtoras de médio porte — empreendimentos de 10 a 20 unidades, com tíquete médio acessível e impacto direto na economia local. Mas o crédito para manter o fluxo das obras continua sendo um desafio.

De acordo com o IBGE95% das empresas do setor da construção são de pequeno porte, com menos de 50 funcionários. No Brasil, são mais de 115 mil construtoras e 11 mil incorporadoras pequenas, segundo a Econodata (2024).

Ainda assim, o sistema bancário tradicional prioriza grandes projetos, enquanto boa parte dessas empresas acaba ficando sem acesso a crédito estruturado.

Na contramão dos grandes bancos, a OXY Companhia Hipotecária — instituição financeira especializada em crédito imobiliário —  oferece uma alternativa sob medida para este perfil de empresa. Com o produto OXY Constrói, a companhia já financiou mais de 20 empreendimentos no Sul, com recursos de até R$ 5 milhões por obra.

“São construtoras que mantêm os canteiros ativos e empregam muitos trabalhadores em cada projeto, mas continuam com dificuldades maiores na obtenção de funding em relação às construtoras maiores no crédito tradicional. Nossa proposta é mudar essa realidade com soluções mais ágeis e seguras”, diz Luis Felipe Carchedi, CEO da OXY.

O modelo já vem ganhando atenção em fóruns especializados do setor. Em julho, a OXY participará da feira ConstruSul, em Porto Alegre, com destaque para o financiamento de empreendimentos fora do radar dos grandes Bancos e fundos imobiliários.

Compartilhe

Leia também

feira emprego muffato economiapr

Muffato e Prefeitura promovem Feira de Empregos com 200 vagas em Curitiba

marketing generico economiapr

Marketing genérico compromete crescimento na construção civil

tecpar competitividade empresas economiapr

Com certificações, Tecpar amplia competitividade de pequenas empresas