Pesquisar

Programa de Inovação Aberta Sebrae inicia jornada para conectar empresas

inovacao aberta sebrae economiapr
Foto: Divulgação

Teve início a nova jornada do Programa de Inovação Aberta Sebrae, iniciativa que visa conectar micro e pequenas empresas (MPE) e startups a grandes empresas com desafios reais, em busca de soluções inovadoras e colaborativas.

A edição conta com a participação da Regional do Sebrae/PR, que entra pela primeira vez entra na iniciativa com uma empresa demandante, o Grupo MM, e com a consultoria responsável por conduzir os workshops de identificação dos desafios das empresas demandantes.

A largada foi dada com workshops em Curitiba, Ponta Grossa e Região Metropolitana de Curitiba, voltados ao apoio de empresas demandantes e à estruturação de seus principais desafios de inovação. Esses desafios serão futuramente lançados ao ecossistema de startups e empresas inovadoras, durante a Feira do Empreendedor, em setembro, que poderão apresentar soluções práticas e aplicáveis.

Com duração de 12 meses, a jornada do Programa de Inovação Aberta passa por diversas etapas, desde a identificação e estruturação dos desafios, passando por workshops estratégicos, lançamento dos desafios durante a Feira do Empreendedor, até a prospecção e conexão com solucionadores e o desenvolvimento das soluções em parceria com as empresas.

O processo contempla ainda, o acompanhamento das negociações, identificando os negócios gerados e as oportunidades de qualificação dos desafios, propostas e soluções.

O objetivo é gerar inovação com propósito, aproximando grandes organizações e MPEs do ambiente de inovação aberta, momento celebrado durante o evento de Matchmaking Day, previsto para 31 de março de 2026.

Além disso, o Sebrae/PR oferece às micro e pequenas empresas envolvidas um programa de qualificação, preparando-as para negociações com grandes empresas e para uma atuação mais competitiva no mercado.

Em Ponta Grossa, a demandante é o Grupo MM, reconhecido nacionalmente como uma das 50 empresas mais inovadoras do Brasil, que vai apresentar desafios reais do seu dia a dia que poderão ser solucionados com a ajuda de startups e negócios inovadores.

“A inovação nasce nas pessoas, e essa jornada conduzida pelo Sebrae reflete isso ao reunir diferentes olhares sobre os nossos desafios reais, para os conectar a soluções com propósito. Mais do que resolver problemas e gerar resultados para o nosso grupo, buscamos promover conexões que também impulsionem os solucionadores e fortaleçam nossa região. Porque o futuro é coletivo”, destaca o head de Inovação do Grupo MM, Felipe Baranoski.

O primeiro workshop ocorreu no INbix, onde foram mapeadas necessidades estratégicas e operacionais. Esses desafios serão transformados em chamadas abertas ao ecossistema de inovação, atraindo talentos e soluções.

“A entrada da Regional no programa fortalece ainda mais o ecossistema local de inovação. A ação estimula que mais atores, como universidades, startups, hubs de inovação e empresários se engajem com a pauta da inovação aberta, criando uma rede colaborativa e com alto potencial de transformação”, diz a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo.

Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, o lançamento do Programa do Sebrae representa um avanço significativo para o ecossistema de inovação do Município, o Vale dos Trilhos.

“Iniciativas como essa fortalecem o diálogo entre nossas seis hélices, criando pontes reais para soluções inovadoras nos desafios do território. Para nós, que já temos uma estrutura consolidada com o Estação Hub e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, o programa amplia horizontes e posiciona Ponta Grossa como referência no Paraná. Estamos muito felizes em integrar esse movimento e certos de que os resultados serão transformadores para a cidade e para os empreendedores locais”, comenta.

O lançamento oficial dos desafios está previsto para acontecer durante a Feira do Empreendedor, um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil, realizado em setembro, em Curitiba. A partir daí, os solucionadores interessados poderão se inscrever, propor suas ideias e trabalhar em conjunto com as empresas para desenvolver soluções personalizadas e eficazes.

O Matchmaking Day, dia do evento no qual as grandes empresas farão seus pitches sobre os desafios e se encontrarão com os solucionadores, está previsto para 31 de março de 2026, a partir de onde iniciarão a oferta de soluções e propostas.

Compartilhe

Leia também

emprestimo direto folha economiapr

Empréstimo direto na folha de pagamento ganha regras definitivas

venda transformacao digital venda economiapr

Milhões de clientes aguardam empresas que ainda não vendem online

vaga stone economiapr

ST-One tem vagas abertas nas áreas de tecnologia, automação e dados