Pesquisar

Estado firma parceria com Lactec para ampliar projetos de pesquisa e tecnologia

parceria lactec economiapr
Foto: Gabriel Pires/SEIA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), e o Lactec firmaram um Memorando de Entendimento para cooperação em ações de desenvolvimento tecnológico no Paraná.

O acordo prevê apoio à implantação de Centros Municipais de Inovação, capacitação de servidores, desenvolvimento de soluções com inteligência artificial e realização de projetos conjuntos de pesquisa e inovação.

As instituições também colaborarão em eventos e no uso compartilhado de estruturas e conhecimentos. A parceria terá validade inicial de cinco anos.

O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua nos mercados de Energia, Saneamento, Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, afirma que a assinatura visa fortalecer o compromisso do Estado em adotar tecnologias inovadoras para modernizar serviços, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.

“Queremos que o Paraná seja referência nacional em inteligência artificial e inovação pública. Esta parceria é essencial para desenvolver soluções que melhorem a vida das pessoas, potencializar o alcance e preparar o Estado para os desafios do futuro. Juntos com outros atores, estamos unindo forças para criar serviços públicos mais eficientes e acessíveis”, disse.

Para o presidente do Lactec, Maximiliano Andres Orfali, a parceria entre Lactec e a Seia simboliza um movimento integrado, que combina visão de futuro, investimentos em ciência e tecnologia e compromisso com a modernização do Estado.

“É um caminho que promete gerar impactos reais na qualidade de vida dos paranaenses e projetar o Paraná como referência nacional em inovação pública e tecnológica”, afirmou.

“Nosso portfólio robusto e tecnológico reflete a versatilidade de competências técnicas para gerar soluções de impacto e propor soluções inovadoras aos desafios da administração pública.”

A cooperação abrange iniciativas como o apoio à implantação de Centros Municipais de Inovação — com capacitações e know-how técnico —, além do desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial voltadas à educação, serviços públicos e impacto social.

Também estão previstas ações de capacitação, execução conjunta de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), bem como a organização de eventos, hackathons, feiras e mostras tecnológicas.

Compartilhe

Leia também

emprestimo direto folha economiapr

Empréstimo direto na folha de pagamento ganha regras definitivas

venda transformacao digital venda economiapr

Milhões de clientes aguardam empresas que ainda não vendem online

vaga stone economiapr

ST-One tem vagas abertas nas áreas de tecnologia, automação e dados