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Enogastronomia impulsiona turismo em vinícolas

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Foto: alessandrobiascioli/Canva

Por muito tempo, o consumo de vinho no Brasil esteve restrito a ocasiões especiais ou datas comemorativas. Diferentemente de países tradicionalmente vitivinícolas, em nosso cotidiano, a bebida ainda não faz parte dos hábitos da grande maioria.

No entanto, isso começa a mudar graças ao avanço da enogastronomia – área que une o universo dos vinhos à alta gastronomia e a experiências sensoriais marcantes.

Mais do que beber vinho, trata-se de viver o vinho. Viajar para regiões produtoras, conhecer vinhedos, passear entre parreirais e desfrutar de almoços e jantares harmonizados com rótulos locais são vivências que têm conquistado um novo público.

“Muitas vezes, a visita à vinícola desperta uma paixão pelo vinho e cria uma memória afetiva, o que pode incentivar o consumo mesmo depois da viagem”, explica Jonas Martins, Gerente de Operações na MMV Importadora de Vinhos

A busca por oferecer mais do que uma degustação simples tem levado vinícolas brasileiras a investirem em infraestrutura para o turismo enogastronômico.

Santa Catarina desponta com cases marcantes, como as vinícolas Thera e Villaggio Grando, que aliam restaurantes comandados por chefs renomados, hospedagem de qualidade e o clima frio da serra, um atrativo especial no inverno, quando as temperaturas chegam a ficar negativas, às vezes até com neve, cenário que remete aos vinhedos europeus. 

No Rio Grande do Sul, não faltam exemplos de experiências exclusivas. A Miolo, um dos nomes mais conhecidos do setor, criou um hotel-spa que inclui banhos de imersão em extratos de uva, além de tratamentos inspirados na vinoterapia.

“São oportunidades que vão muito além do consumo tradicional e transformam o vinho em protagonista de momentos inesquecíveis”, afirma Martins.

Outro local de acesso mais próximo para o turismo do brasileiro é a famosa região de Mendoza, na Argentina, conhecida como a Meca dos Malbec. Lá, a enogastronomia ganha notas próximas das 5 estrelas.

Um exemplo é a Vinícola Cinco Sentidos. Localizada na Pasaje Scaramella, Maipú, Mendoza, ela chama a atenção por sua abordagem criativa e inovadora no atendimento ao turista. Localizada em uma região de vinhedos, a empresa investiu, nos últimos anos, na formação de equipes especializadas para receber visitantes em busca de vivências diferenciadas.

“Todo mundo que faz essa visita à Cinco Sentidos se apaixona”, conta o gerente da MMV.

O roteiro começa com uma verdadeira imersão no ambiente da vinícola. Os visitantes têm a oportunidade rara de realizar degustações dentro de tanques de fermentação de vinho. A sala de degustação, montada dentro dos grandes tanques de aço inox, cria uma atmosfera única e intimista.

Com mesas dispostas em meio ao local onde o vinho realmente nasce, é possível perceber, de maneira sensorial e multissensorial, cada etapa do processo, sentindo os aromas, a temperatura e a rusticidade do ambiente do vinho em fermentação. Uma experiência rara que aproxima o consumidor do universo produtivo da bebida.

Mas a principal atração fica por conta da proposta interativa. Após conhecer a estrutura e entender as etapas de produção, o visitante é convidado a participar de uma atividade de blending, ou seja, a criação do seu próprio vinho.

A vinícola disponibiliza amostras de diferentes cortes: brancos, como Sauvignon Blanc com Chardonnay; tintos, como Malbec com Cabernet Sauvignon; além de outras uvas produzidas no Brasil.

Sob orientação da equipe, cada visitante pode provar as combinações e escolher os seus cortes preferidos para criar uma receita exclusiva.

A produção não é apenas imaginária: o vinho escolhido é engarrafado ali mesmo, com o nome do visitante no rótulo, e embalado para que a pessoa leve para casa uma recordação autêntica e personalizada. Essa experiência provoca entusiasmo entre turistas, que sentem o gostinho real do ofício do enólogo.

“Já enviamos alguns clientes da MMV para essa imersão na Cinco Sentidos e todos foram unânimes com o relato sobre engarrafar seu próprio blend. É diferente”, diz Jonas Martins.

A importadora, inclusive, tem, entre os rótulos da Cinco Sentidos vendidos no Brasil, dois blends. O Cinco Sentidos Special Blend Chardonnay Sauvignon Blanc safra 2022 reúne 50% de cada uva, cultivadas entre 750 e 1.250 metros de altitude, e amadurece por 12 meses em barris de carvalho francês e americano de 2º e 3º usos.

Apresenta uma cor amarelo-palha com reflexos esverdeados e revela um aroma fresco com notas de abacaxi, maracujá e limão-siciliano, além de nuances minerais, vegetais e delicada presença de manteiga e leve tosta de madeira. Em boca, destaca-se pelo notável equilíbrio entre frescor e estrutura, comprovando-se como um grande branco argentino. 

Já o Cinco Sentidos Special Blend Malbec Cabernet Sauvignon safra 2021 traz a mesma origem de terroir e o mesmo equilíbrio nas proporções das uvas, amadurecendo por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, parte novas e parte de segundo uso.

De coloração rubi intensa com reflexos violáceos, oferece aromas de framboesas, ameixas e uvas-passas, finalizados por notas de couro e café provenientes do estágio em madeira. No paladar, é aveludado, bastante equilibrado, com estrutura marcante, sendo recomendado decantá-lo para valorizar toda a sua complexidade.

“Cada vez mais, o consumo de vinho no Brasil deixa de ser algo reservado a ocasiões especiais e se transforma em uma experiência rica, cultural e sensorial” conclui Martins.

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