Search

Empresários compartilham experiência em empreender com amigos

empreendedorismo amigos economiapr
Foto: Divulgação

Data criada para celebrar a família que nós escolhemos ao longo da vida, o Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, movimenta a economia e incentiva a busca por presentes e até por encontros marcados por bebidas, boas comidas e risadas gostosas.

O que esse público não imagina é que do outro lado do balcão, alguns de seus restaurantes, lojas e marcas favoritas também foram criados por duplas ou grupos de amigos, que reuniram habilidades distintas, porém complementares, para consolidar gigantes do mercado nacional.

Conheça a seguir histórias de amizades que construíram empresas ou que nasceram dentro delas:

Todos os caminhos levam ao bubble tea

Amigos desde a infância, Rodrigo Balotin, 41 anos, e Alex Lin, 38, cresceram juntos em Foz do Iguaçu, cidade no interior paranaense fronteira com Paraguai e Argentina. Descendente de taiwaneses, Alex passou a juventude em comunidade de imigrantes, mergulhado na cultura e gastronomia de seus antepassados, consumindo produtos como o bubble tea, chá tradicional do Taiwan, acrescido de pérolas de tapioca que formam macias ‘bolhas’.

Já adultos, Rodrigo e Alex cursaram juntos a faculdade e iniciaram a carreira empreendendo com Comércio Exterior: Rodrigo na China e Alex entre Paraguai e Brasil. Neste período, Alex conheceu Rogério Arcanjo, 39, mineiro que fazia faculdade em Foz do Iguaçu e trabalhava com logística. Na China, Rodrigo deparou-se com o sucesso do bubble tea, bebida da infância de Alex.

Do outro lado do globo, Alex apresentava ao Rogério o mesmo produto. Retornando ao Brasil, Rodrigo trouxe na bagagem o desejo de profissionalizar o chá caseiro da cultura taiwanesa, e o trio reuniu habilidades para fazer o negócio acontecer.

A Bubble Mix nasceu como marca local no estado do Paraná, em 2014, e dois anos depois, tornou-se franquia, atingindo hoje mais de 80 unidades em 17 estados brasileiros e faturando no último ano mais de R$ 29,3 milhões. 

Da pausa para o café para uma das maiores franquias do Brasil

A história de empreendedorismo de sucesso dos amigos Alan Parise, Gare Marques, Hilston Guerim e Vinicius Delatorre começa numa fila incômoda de cafeteria.

Certa vez, os executivos paranaenses, que já atuavam em outras sociedades, queriam fazer uma pausa para o café após o almoço e pararam na fila de uma cafeteria, a demora no atendimento os fizeram perder uma reunião, o que gerou conversas e comentários sobre o episódio vivido.

Assim, a partir dessa experiência, eles tiveram a ideia de criar um negócio que todo o processo, do pedido ao pagamento, fosse mais prático e ágil. Dessa forma, nasce a Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil.

Atuante no mercado desde 2019, a franquia está em 220 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, oferecendo a qualidade do café especial aos amantes da bebida, com mais de 30 opções quentes e geladas, além de acompanhamentos doces e salgados importados da Europa e da América Latina. Já em 2024, o quarteto ultrapassou a marca de 700 lojas confirmadas e investe em grandes parcerias para conquistar os consumidores, como o lançamento do Cappuccino Ovomaltine® Rocks.

Compartilhe

Leia também

rede deville economiapr

Rede Deville anuncia nova gerente de marketing

junta comercial economiapr

Junta Comercial do PR inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

premio nacional economiapr

Governo do PR é finalista em premiação de transformação digital