Pesquisar

Curitiba recebe líderes da aviação e define próximos passos da malha aérea nacional

malha aerea nacional economiapr
Foto: Divulgação/Motiva

Curitiba foi palco, entre os dias 13 e 15 de agosto, da 25ª edição da Conferência Nacional de Slots, promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e sediada pela Motiva Aeroportos, administradora do Aeroporto Internacional Afonso Pena e outros três no Paraná (Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri).

O evento reuniu autoridades da Força Aérea Brasileira, administradores aeroportuários e executivos de companhias aéreas nacionais e internacionais para alinhar, ajustar e planejar os horários de pousos e decolagens, os chamados “slots” nos aeroportos brasileiros para a temporada de outubro de 2025 a março de 2026.

A presença das secretarias de Turismo do Paraná e de Curitiba reforçou o diálogo entre aviação e turismo, evidenciado pelo anúncio de que Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber um espetáculo oficial da Disney no Natal.

O evento “Disney Celebra: Um Natal Inesquecível” acontecerá de 16 a 23 de dezembro no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, prometendo atrair turistas de diversas regiões e impulsionar a economia local.

Para o Gerente Executivo de Planejamento Operacional da Motiva Aeroportos, Giuliano Balletta, sediar a conferência foi estratégico não apenas para a aviação, mas para o desenvolvimento integrado do setor.

“Receber este encontro em Curitiba nos permite participar ativamente das decisões que moldam a malha aérea brasileira, contribuindo para operações mais seguras, pontuais e sustentáveis. Além disso, ao integrar pautas de turismo, como o Natal da Disney, conseguimos potencializar os benefícios para passageiros, companhias e para a própria cidade”, destacou Balletta.

Realizada duas vezes ao ano, a Conferência Nacional de Slots é fundamental para coordenar e otimizar o uso da infraestrutura aeroportuária, garantindo previsibilidade e qualidade no transporte aéreo.

Nesta edição, a agenda incluiu rodadas técnicas para ajustes de horários e debates sobre eficiência operacional, sustentabilidade e atendimento ao passageiro, contando com o apoio da Motiva, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do Curitiba Convention Bureau.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética