Search

Sebrae promove encontro estadual para incentivar políticas de desenvolvimento

sebrae encontro foz do iguaçu economiapr
Foto: Hidalgo Gomes

Nos dias 5 e 6 de agosto, Foz do Iguaçu sediará o Encontro Estadual de Políticas Públicas 2024. Organizado pelo Sebrae/PR, o evento acontecerá no Grand Carimã Resort e Convention Center e vai reunir integrantes de comitês de desenvolvimento territoriais e municipais, lideranças dos setores público e privado, e agentes de desenvolvimento. O foco será a troca de experiências, o fomento e o incentivo às agendas ligadas à melhoria do ambiente de negócios.

A programação começa no dia 5, às 8 horas, e abordará temas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). Outro destaque é a apresentação dos casos de sucesso do Paraná que venceram a etapa Paraná do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (Bom Jesus do Sul, Cerro Azul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa) e as que conquistaram o primeiro lugar nacional nas categorias Empreendedorismo na Escola (Assaí) e Sustentabilidade e Meio Ambiente (Curitiba). Oficinas, dinâmicas de apresentação, competições de conhecimento e oportunidades de networking entre os agentes de desenvolvimento também estarão na agenda.

Ambiente paranaense de negócios


No Paraná, o cenário é considerado positivo. Em 2023, o tempo médio de abertura de uma empresa no Estado era de 9 horas, de acordo com a base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Ainda no ano passado, R$ 9,2 bilhões das compras públicas realizadas em 2022 foram produtos ou serviços das micro e pequenas empresas.

Atualmente, 141 municípios participam do programa Cidade Empreendedora, 80 do programa Cidade Empreendedora Digital, e 397 municípios estão integrados à Redesim. Além disso, cerca de 90% dos municípios possuem Sala do Empreendedor.

Segundo Rubens Palma, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, o evento visa reconhecer a atuação no desenvolvimento municipal e nas pautas de ambiente de negócios.

“Vamos trazer casos de sucesso, novos conhecimentos, tendências, além de momentos de criação, em que eles poderão trocar experiências e compartilhar com os demais aquilo que está funcionando localmente”, comenta Palma.

O coordenador destaca, também, a importância da disseminação de boas práticas e conhecimento durante o evento, principalmente com foco nos agentes de desenvolvimento.

“O agente de desenvolvimento é o nosso ponto focal no município, atuando como verdadeiros agentes de transformação. É por meio da atuação deles que conseguimos colocar os eixos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para serem trabalhados no município, sempre com foco na melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas,” complementa.

Durante os dois dias, acontecerão palestras, apresentações dos casos de sucesso, oficinas, dinâmicas de apresentação e competições de conhecimento. Durante o Encontro, também será realizado o reconhecimento dos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora e os agentes de desenvolvimento com maior destaque na atuação durante o ano de 2024.

Compartilhe

Leia também

rede deville economiapr

Rede Deville anuncia nova gerente de marketing

junta comercial economiapr

Junta Comercial do PR inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

premio nacional economiapr

Governo do PR é finalista em premiação de transformação digital