Pesquisar

Presidente da Copel destaca suporte à inovação e anuncia novos investimentos

Copel Inovação Economia PR
Foto: Divulgação

No congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), em Manaus, nesta quarta-feira (17/9), o presidente da Copel, Daniel Slaviero, elogiou o estímulo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à inovação e sinalizou investimentos da companhia paranaense em usinas reversíveis.

“Já foram investidos R$ 46 bilhões em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil. Agradecemos à Aneel por estimular os PDIs. A Copel já tem exemplos consolidados e irá avançar em projetos de usinas reversíveis, como fontes de geração limpa e renovável aptas a suprir rapidamente a demanda por potência energética. O suporte à inovação é o primeiro estímulo a projetos que dão resultados sólidos e incentivam o desenvolvimento de novas tecnologias”, afirmou Slaviero.

Os programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) foram pontos de destaque no painel “Investimentos em abordagens inovadoras para descarbonização”, com a participação do presidente da Copel e que teve como moderador o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa e demais painelistas o diretor presidente da empresa Eneva, Lino Cançado; a presidente da SPIC Brasil, Adriana Waltrick; o presidente da Isa Energia, Rui Chammas e a presidente da Comerc, Clarissa Sadock.

Daniel Slaviero citou como exemplos de êxito de investimentos em PDIs, feitos pela Copel em parceria com a Aneel, os Smart Grids, que resultaram no programa da Rede Elétrica Inteligente, primeiro e maior do Brasil, de implantação de 2 milhões de medidores inteligentes de energia no Paraná e também o suporte à eletromobilidade.

A Copel é pioneira na implantação de estações de recarga rápida de veículos elétricos que cortam o Paraná chegando até Santa Catarina, outro exemplo de investimento em inovação. São 23 estações de recarga, distribuídas nas BRs 277, 376 e 101, esta última no estado vizinho.

A eletrovia foi inaugurada pela Copel em julho de 2018, com 11 estações distribuídas ao longo da BR-277, cobrindo aproximadamente 730 km de rodovias no Estado passando pelas cidades de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e chegando à Foz do Iguaçu.

Na época já era considerada a maior eletrovia do Brasil. A malha foi expandida em 2022, a partir de uma parceria da Copel com a startup Move, passando a ligar desde Londrina, no Norte paranaense, a Joinville, no norte catarinense.

Usinas reversíveis

O investimento em projetos de usinas hidrelétricas reversíveis está entre as prioridades da Copel, segundo Daniel Slaviero.

São modelos que permitem flexibilidade na geração para suprir a demanda por energia, já utilizados em larga escala em países como China e EUA e com grande potencial para utilização no Brasil, pioneiro em hidrelétricas.

Com o tema “Inovação e Eficiência Energética para um Futuro Resiliente: Traçando Caminhos para Segurança Energética, Sustentabilidade e Equidade”, o Citeenel 2025 reúne, durante três dias (17 a 19/9) na capital do Amazonas, autoridades, representantes do setor elétrico, especialistas nacionais e internacionais.

Compartilhe

Leia também

Bengala IA Economia PR

Paranaense desenvolve bengala com IA integrada

Empreendedoras Delas Summit Economia PR

Empreendedoras do PR ganham destaque no Delas Summit

AKR Brands Economia PR

AKR Brands inaugura parque fabril e projeta crescimento de 20%