Pesquisar

Conexão Turismo Sudoeste vai integrar setores e fortalecer a economia regional

conexao turismo sudoeste economiapr
Foto: Rodinei Santos

Na última terça-feira (16), no auditório da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), o Sebrae/PR e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS) apresentaram o Conexão Turismo Sudoeste.

O evento, que acontecerá em 22 de outubro, no Garden Club, em Pato Branco, será gratuito e pretende reunir empresários, gestores e colaboradores dos setores de bares, restaurantes, hospedagem e de outros setores da região sudoeste do Paraná.

A programação inclui palestras e atividades práticas, contará com um talk show com representantes do setor de Recursos Humanos do Restaurante Madalosso e do Hotel Recanto Cataratas e um caso de sucesso com Vitor Bourguignon (vencedor do reality MasterChef Brasil – A Revanche 2019 e com empreendimentos em Curitiba e São Paulo), abordando temas relevantes para o setor.

O palestrante Gustavo Malavota, fundador da Mola Educação, fará palestra sobre aumento de tíquete de vendas e fidelização de clientes. Além disso, a programação prevê um Café Colonial com Produtores Locais durante o intervalo, que visa valorizar a gastronomia regional e proporcionar uma experiência autêntica.

Vanessa Vivan, consultora do Sebrae/PR, relata que a iniciativa conta com a parceria da Instância de Governança Regional Vales do Iguaçu (IGR), da ACEPB, da Fecomércio PR, do Senac Paraná, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná e do Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (Comtur) e declara ainda que empresas e instituições podem ser apoiadoras ou parceiras do Conexão Turismo Sudoeste.

“O Conexão Turismo Sudoeste surgiu após o Sebrae e o SHRBS identificarem que muitas empresas, como os restaurantes, não se percebem na cadeia turística. Há outros segmentos de serviços que são utilizados por turistas na região e que também não têm essa percepção”, comenta Vanessa.

A consultora do Sebrae/PR observa ainda que muitos empreendedores se veem como concorrentes.

“Nosso desafio é trazê-los para o evento e mostrar que eles podem se aliar e melhorar seus resultados”, projeta.

O presidente do SHRBS, Kauê Felipe Cichocki, detalha que o setor de turismo engloba várias vertentes.

“Temos os bares, os restaurantes, a hotelaria, o transporte e a logística, os clubes e os parques. Tudo o que traz valor monetário de outros lugares para a região pode ser considerado turismo. Temos recebido muitas visitas de pessoas, de representantes de empresas de outras cidades para conhecer e investir aqui”, salienta o empresário, que também é presidente do Comtur e diretor de Turismo da ACEPB.

Pelo interesse e aumento de visitantes à região, Kauê justifica que é preciso investir ainda mais na profissionalização dos empreendedores.

“O Conexão Turismo Sudoeste foi criado para trabalhar temas importantes como a gestão, debater ideias e criar produtos que façam sentido para a nossa região e que acabem atraindo mais pessoas”, acrescenta.

Na ação desta terça-feira, o diretor executivo da IGR Vales do Iguaçu, Adriano Radaelli, palestrou sobre as conexões do turismo. Ele comenta que a IGR tem trabalhado para impulsionar o turismo na região como fonte de renda e de emprego e que o Conexão Turismo Sudoeste deve contribuir positivamente.

“O evento em Pato Branco, em outubro, convida empreendedores a participar, buscando conhecimento e parcerias no turismo regional. O objetivo é promover a colaboração entre municípios e empreendedores, visando à criação de roteiros turísticos regionalizados, inspirados em modelos de sucesso como Serra Gaúcha, Minas Gerais e Nordeste”, lista.

Além da palestra e do talk show, o Conexão Turismo Sudoeste vai destacar a cultura e a gastronomia locais com atrações que oferecem experiências autênticas aos participantes. As atividades foram pensadas para fortalecer a identidade regional e promover o trabalho de produtores, fornecedores e profissionais da área.

Entre os destaques, o Café Colonial com produtores da região, que oferece uma variedade de produtos artesanais e sabores típicos.

Os visitantes poderão vivenciar uma experiência gastronômica genuína e acolhedora, além de apoiar diretamente a economia local. Outra atração é a Oficina de Drinks, ministrada por um bartender da região. A atividade será interativa e ensinará técnicas de preparo com ingredientes locais, como cachaças e frutas típicas.

Compartilhe

Leia também

hooh natal economiapr

Plataforma prepara operação para atender público nos eventos natalinos

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI