Pesquisar

Congresso Moveleiro amplia oportunidades para pequenas empresas do setor

congresso moveleiro pequenas empresas economiapr
Foto: Gelson Bampi

Nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, Curitiba sediará o 12º Congresso Nacional Moveleiro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep. Considerado o maior encontro do setor no Brasil, o congresso reunirá empresários de todos os portes, designers, arquitetos, estudantes, fornecedores e compradores nacionais e internacionais.

O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com o Sebrae/PR e apoio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira.

A programação inclui debates, rodadas de negócios, visitas técnicas, atividades culturais, palestras e painéis sobre integração da cadeia produtiva, expansão para mercados externos, economia circular, sustentabilidade e design inclusivo.

Também estão confirmados o Prêmio Design, promovido pela Abimóvel; o Concurso da Movelaria Brasileira, em parceria com alunos do Sesi, e a Casa Conceito 2025, espaço que apresentará soluções funcionais para moradias contemporâneas, com foco em saúde, convivência e bem-estar.

A consultora do Sebrae/PR, Suelen Suzuki, explica que o objetivo é fortalecer a cadeia produtiva moveleira, ampliar o acesso das empresas aos mercados e discutir temas estratégicos. Ela destaca que o setor apoia a ampliar o protagonismo das micro e pequenas empresas.

“Na rodada de móveis buscamos hotéis, restaurantes, grandes magazines e os fornecedores são as micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae. Tanto na rodada nacional quanto na internacional, conectamos fabricantes a compradores qualificados para gerar oportunidades reais de mercado”, afirma Suelen.

A iniciativa também reforça o papel do Paraná como polo competitivo e inovador, afirma o coordenador do Conselho da Indústria Moveleira e vice-presidente da Fiep, Irineu Munhoz.

“O setor enfrenta o ‘Custo Brasil’, que envolve tributos, logística e energia, além da necessidade de mão de obra qualificada em automação, sustentabilidade e design. A sustentabilidade já é requisito de mercado e a inovação, com digitalização, Indústria 4.0, novos modelos de negócio, e-commerce e inteligência artificial, que fazem parte da agenda das indústrias”, ressalta Munhoz.

O dirigente lembra ainda que o Paraná concentra milhares de indústrias, em sua maioria micro e pequenas empresas, e emprega mais de 75 mil pessoas.

“Isso mostra a importância social e econômica da cadeia moveleira para o estado. Acreditamos em abrir caminhos para que o setor supere os desafios atuais e se posicione de forma cada vez mais competitiva no cenário global”, completa.

Para ampliar o acesso, o Sebrae/PR organiza caravanas de polos regionais como Arapongas e Pato Branco, além da mobilização em Curitiba e Região Metropolitana. A proposta é democratizar a participação de empreendedores de todo o estado.

Outro ponto alto da programação serão as visitas técnicas a indústrias de Curitiba e Região Metropolitana, voltadas a arquitetos e designers. Serão três visitas: a Lovato Móveis, especializada em móveis outdoor com design; à Decormade, especialista em produtos sofisticados e de alto padrão, e à Artely, especializada em móveis para sala em MDF/MDP (móveis seriados).

“Queremos mostrar que o Paraná tem indústrias de excelência. O objetivo é aproximar esses profissionais das empresas, para que conheçam os processos produtivos e indiquem nossos produtos em seus projetos”, explica Suelen Suzuki.

Empreendedores do Paraná também destacam a importância do congresso. Para Aline Gava, de Pato Branco, diretora comercial e de marketing da Gava Ambientes e diretora criativa da Dopo Studio Ambientes, o encontro amplia repertório e gera conexões estratégicas.

“O congresso traz insights relevantes e fortalece nichos como personalização, design e sustentabilidade. Participei da última edição e considerei muito positiva, pela qualidade das palestras e pelas trocas com executivos de outros setores. Este ano estarei presente novamente, em busca de conteúdos e novas conexões”, afirma.

Marcos Aurélio Tudino, de Arapongas, gerente administrativo e comprador da Combinare, com 44 anos de atuação no mercado de estofados, ressalta a continuidade do aprendizado.

“Participei de todos os congressos e sempre foram muito aproveitáveis, ampliando perspectivas e gerando novas ideias. A expectativa é de mais informações sobre estratégias do setor e tendências de consumo e de design. O futuro do setor é promissor: com o crescimento da população e a demanda por lares, espaços de convivência e hotéis, o mercado de mobiliário continuará em expansão”, destaca.

Compartilhe

Leia também

credito com garantia economiapr

Crédito com garantia de imóvel financiado cresce no Brasil

bwise economiapr

Startup curitibana de contabilidade inaugura escritório nos EUA

projeto social tecnologia economiapr

Projeto leva tecnologia para ampliar oportunidades de empregabilidade