Pesquisar

PRacelerar 2025 conecta inovação, sustentabilidade e gestão pública no PR

pracelelrar economiapr
Foto: Adriano Oltramari

Municípios que incentivam a promoção de micro e pequenas empresas impulsionam o desenvolvimento econômico local. É com esse foco que o Sebrae/PR realiza, entre os dias 1º e 3 de outubro, em Foz do Iguaçu, o PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambiente de Negócios.

O encontro terá como temas centrais sustentabilidade, inteligência de dados e o uso da Inteligência Artificial na gestão pública, reunindo agentes de desenvolvimento, agentes de contratação, secretários municipais, prefeitos, representantes de comitês territoriais e municipais, entre outras lideranças.

São esperadas cerca de 250 pessoas, de aproximadamente 200 municípios paranaenses.

O objetivo é compartilhar políticas públicas capazes de melhorar o ambiente de negócios e fortalecer as empresas locais, a partir de ideias inovadoras que contribuam para um desenvolvimento econômico e social sustentável.

“O trabalho que o Sebrae realiza com governos municipais e do Estado é uma forma de melhorar o ambiente em que as empresas estão instaladas. Com o apoio de parceiros, especialmente das prefeituras, conseguimos implantar ações que oferecem tratamento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios, defendendo a bandeira do desenvolvimento econômico e colocando as MPEs no centro da transformação local”, explica Luiz Marcelo Padilha, gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR.

Além de temas que tradicionalmente impactam no ambiente de negócios e na própria gestão municipal, o encontro reserva espaço especial para a agenda ESG, que está lado a lado com a pauta dos serviços públicos empresariais.

“A sustentabilidade é uma pauta indispensável. É possível realizar ações cotidianas com um olhar atento aos impactos ambientais, fazendo mais e melhor. É um tema prioritário em qualquer atuação que envolva a sociedade e as micro e pequenas empresas”, reforça Padilha.

Para Rodrigo Antonio de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Cruz Machado, o evento gera resultados concretos.

“Voltei do último encontro com ideias inspiradoras que nos ajudaram a aplicar ferramentas que reduziram o tempo de consultas de viabilidade de mais de 20 horas para apenas 2 horas no último ano, mesmo mantendo a análise manual”, destaca.

O agente de desenvolvimento municipal desempenha um papel fundamental na transformação do município e na melhoria do ambiente de negócios para as MPEs, articulando parcerias, fomentando o empreendedorismo, promovendo a inovação para o desenvolvimento sustentável. Hoje são mais de 230 agentes em todo o Paraná.

O evento PRacelerar além proporcionar conhecimento aos participantes, tem como objetivo reconhecer o trabalho que esse ator chave realiza no município para o crescimento econômico e geração de emprego e renda.

A programação contempla abordagens específicas sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta estratégica para o crescimento dos municípios, incluindo a transformação de dados em soluções reais. Um dos destaques será a apresentação da agente de IA BEL – Políticas Públicas.

O Encontro Estadual de Ambiente de Negócios será realizado no Grand Carimã Resort e Convention Center, em Foz do Iguaçu, com abertura às 13h30 do dia 1º/10 e encerramento previsto para as 13h30 do dia 3/10.

Compartilhe

Leia também

turismo 360 economiapr

Turismo 360: lançamentos e networking fortalecem o setor em Curitiba

Marco das Três Fronteiras Economia PR

Concessão do Marco das Três Fronteiras completa 10 anos de transformação

simulação computacional economia pr

Simulação computacional vira centro de debate sobre a Indústria 4.0