Pesquisar

Guarapuava sedia evento tecnológico com foco em mudanças climáticas

semana nacional ciencia tecnologia economiapr
Foto: SETI-PR

Nesta segunda-feira (29), começou em Guarapuava, no Centro Sul do Estado, o Paraná Faz Ciência 2025, iniciativa do Governo do Paraná que integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025).

A abertura estava marcada para 19 horas, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), instituição responsável pela organização do evento neste ano. A programação segue até sexta-feira (3), com dezenas de atividades dedicadas à divulgação científica e ao diálogo entre universidade e comunidade.

O Centro de Eventos Cidade dos Lagos irá concentrar a maior parte da programação, que contempla seis eixos temáticos: mudança global do clima; mostra interativa de ciência, tecnologia e inovação; ciência na prática; redes colaborativas de ciência, tecnologia e inovação; cultura e arte; e território, ciência e compromisso social.

O objetivo é fomentar a reflexão sobre sustentabilidade, justiça ambiental e inovação contextualizada por meio da articulação entre diferentes campos do conhecimento.

Estão previstas, ao longo da semana, apresentações de trabalhos, palestras e exposições. Na área de estandes, o governo estadual preparou a Arena Paraná, que reúne programas e projetos desenvolvidos pelas secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed), além de ações estratégicas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Fundação Araucária, que neste ano conta com cinco arranjos de pesquisa e inovação no evento.

O Paraná Faz Ciência contará com estrutura completa para atender diferentes públicos: no espaço kids, as crianças poderão participar de atividades lúdicas interdisciplinares, além de uma praça de alimentação e espaço cultural com atrações artísticas nos intervalos.

O intuito é tornar a experiência mais acolhedora para que o público aproveite ao máximo o evento com curiosidade e entretenimento.

Para facilitar a participação de estudantes e visitantes, haverá transporte especial para escolas públicas e uma linha de ônibus gratuita com rotas pelo Centro de Guarapuava e pelos dois câmpus da Unicentro, Santa Cruz e Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico (Cedeteg).

Um dos destaques será a Jornada Educatech 2025, que ocorrerá em paralelo ao evento principal. A seleção dos trabalhos que serão apresentados presencialmente já está disponível para consulta, e os autores disputarão os melhores colocados em diversas categorias.

Essa interface entre educação, tecnologia e pesquisa pretende valorizar inovações tecnológicas produzidas no âmbito escolar e universitário.

Também está prevista na programação uma feira de profissões, que oferecerá aos alunos de ensino médio e técnico a oportunidade de conhecer os cursos de graduação, laboratórios acadêmicos e um pouco sobre as trajetórias dos universitários de várias instituições de ensino superior.

Outra atração, o projeto Unicentro e a Comunidade, pretende reforçar a aproximação entre universidade e população, com oficinas, minicursos e atividades abertas ao público visitante do evento.

O Setor de Agrárias e Ambientais da Unicentro vai promover o 5º Congresso do Setor de Agrárias e Ambientais (Conseaag 2025), com o tema Aquecimento Global – Descarbonização. A iniciativa reunirá palestrantes e pesquisadores para debater os desafios ambientais, mudanças climáticas, práticas sustentáveis e caminhos para mitigação de carbono.

Compartilhe

Leia também

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI

Paraná Exportações Economia PR

PR amplia liderança em setores-chave de exportações