Pesquisar

Brasil registra 2,6 mi de novos negócios no 1º semestre

novos negócios economia pr
Foto: Divulgação

Empreender exige visão, coragem e capacidade de adaptação. Ainda mais quando se trata de trabalhar com diferentes setores, é necessário identificar oportunidades e transformar ideias em negócios sustentáveis, que exigem inovação. 

De acordo com levantamento do Sebrae, apenas no primeiro semestre deste ano foram abertos 2,6 milhões de novos pequenos negócios, o que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2024. 

O dado reforça a vitalidade do ambiente empreendedor no país e mostra como cada vez mais brasileiros encontram no empreendedorismo uma alternativa de geração de renda e impacto econômico.

Leiza Oliveira é um exemplo de trajetória de sucesso não só no empreendedorismo feminino, como no mundo dos negócios de forma geral. Ela é CEO da Minds Idiomas, rede de escolas de inglês, de uma  rede de motéis no sul do país e ainda administra uma fazenda. 

“Empreender é um processo árduo de perseverança, resiliência e estratégias. A multiplicidade dos negócios aos quais administro criam, de certa forma, fontes de renda em ramos diferentes, dando a segurança empreendedora que tanto buscamos no início. Claro, é moroso, mas que faz muito sentido depois de dar certo”, diz Leiza.

Com 18 anos de história e mais de 70 unidades espalhadas pelo país, a Minds se destacou como pioneira ao implantar o ensino de inglês em tablets, mantendo os livros físicos, unindo tecnologia e métodos tradicionais de aprendizagem.

A rede se diferencia por oferecer cursos personalizados, adaptados às necessidades individuais de crianças, jovens e adultos, fortalecendo a experiência de aprendizagem e preparando os alunos para o mercado global.

Além disso, Leiza atua em um setor completamente distinto: ela é dona de uma rede de motéis, onde aplica sua visão estratégica e capacidade de inovação.

Paralelamente, lidera o Grupo Mulheres do Brasil de Maringá, no norte do Paraná, que reúne empresárias e líderes engajadas em causas sociais, diversidade e fortalecimento do protagonismo feminino no empreendedorismo. 

A trajetória de Leiza inspira por mostrar que é possível atuar em setores distintos mantendo foco, inovação e resultados.

“Empreender é identificar oportunidades, se adaptar às necessidades do mercado e criar soluções que realmente façam a diferença”, afirma. Leiza Oliveira ainda reforça o protagonismo feminino na gestão de empresas e evidencia como a presença de mulheres em diferentes setores pode transformar cenários e abrir caminhos para novas gerações de líderes.

Compartilhe

Leia também

saldo positivo empregos Economia PR

85% das cidades paranaenses registram saldo positivo de empregos em 2025

grupo bio

Empresas paranaenses são premiadas por práticas sustentáveis

consultoria disciplina Economia PR

Especialista destaca a importância da disciplina em empresas sob consultoria