Pesquisar

Sala do Empreendedor é reinaugurada em Londrina

sala empreendedor londrina economiapr
Foto: Thomé Lopes

A partir desta quarta-feira (1º de outubro), a Sala do Empreendedor de Londrina irá funcionar em novo horário: das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Além do atendimento gratuito estendido, a unidade também passará a oferecer novos serviços em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e com a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel).

“A expectativa é que com essas ampliações, a gente possa oferecer ainda mais suporte aos microempreendedores da cidade. Atualmente atendemos cerca de 250 pessoas por dia, esperamos aumentar em pelo menos 20% a quantidade de atendimentos diários”, explica o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Cesar Makiolke.

Levantamento do município aponta que, atualmente, Londrina conta com 53 mil microempreendedores individuais (MEI), sendo a principal categoria entre quem empreende na cidade.

O gerente regional do Sebrae/PR, Rubens Negrão, lembrou que abrir o próprio negócio é o 3º principal sonho dos brasileiros, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo País, como apontado pela pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM – 2024).

Rubens lembra, ainda, que as principais dificuldades do MEI estão conectadas a questões de planejamento e gerenciamento do negócio.

“Reforçar essa parceria é ajudar a realizar os sonhos daqueles que querem prosperar, crescer, gerar emprego e renda para a cidade. Nós atuamos no fortalecimento da equipe de atendimento da Sala para oferecer capacitação, treinamento e um suporte para quem quer empreender na nossa cidade”, afirma o gerente regional.

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, ressalta que a ampliação dos serviços e do horário de atendimento é, também, a valorização do empreendedorismo em Londrina.

“A Sala do Empreendedor está hoje formatada para atender às diversas demandas de quem quer empreender. É um espaço adequado para quem só tem uma ideia, para quem quer formalizar o seu negócio, mas, também, para aqueles em busca de capacitação e crescimento”, destaca.

Em todo o Brasil, as Salas do Empreendedor são fruto da parceria das prefeituras municipais com o Sebrae, conforme a Lei complementar 123/2006.

A reinauguração marca os 15 anos de Sala do Empreendedor em Londrina. O espaço iniciou suas atividades em 16 de setembro de 2010.

“Na informalidade, o empreendedor não consegue ter acesso a uma linha de crédito especial, não pode participar de licitações, não pode vender e emitir notas fiscais para outras empresas. Em todo o Brasil, as Salas do Empreendedor se transformaram na principal porta de entrada do empreendedorismo”, conta Rubens.

Durante o evento, foram anunciados dois novos serviços oferecidos na Sala do Empreendedor. Em parceria com a Acil, a partir de 1º de outubro, será oferecido vagas nos cursos do EducAcil.

“Inicialmente iremos ofertar uma vaga gratuita por curso para os MEIs atendidos pela Sala do Empreendedor. A ideia é que a gente consiga ampliar esse número em breve”, afirma o superintendente da Acil, Rodrigo Geara.

Também a partir de 1º de outubro, agentes regionais de inovação realizarão atendimentos regulares voltados para gestão e melhorias nos negócios, com o objetivo de desenvolver soluções práticas para as principais dores dos MEIs. Este serviço será oferecido em parceria com a Intuel.

Compartilhe

Leia também

TCS Londrina Economia PR

Indiana TCS vai investir RS 200 mi com novo campus em Londrina

turismo em alta economiapr

Inflação do turismo no PR fica abaixo da média nacional em 2025

consultoria disciplina Economia PR

PNL ganha espaço na gestão e comunicação entre líderes