Curitiba receberá, de 28 a 31 de outubro (terça a sexta-feira), na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Data Science Summit 2025, um dos principais encontros do país voltados ao impacto da Ciência de Dados nos setores Governamental, Empresarial, Industrial e Jurídico.
Realizado desde 2017, o evento chega a mais uma edição consolidado como referência nacional e internacional, fruto de uma realização conjunta do IEP, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Azuris, Creativehub, Profissionais Consultoria e outras entidades estratégicas.
“O objetivo do Data Science Summit 2025 é reunir especialistas, gestores e profissionais que atuam em ambientes complexos para debater soluções inovadoras aplicadas à análise de dados com uso intensivo de Big Data, Inteligência Artificial e Computação Quântica”, explica o organizador do evento, Alessandro Binhara.
A programação desta edição está ainda maior, prevendo dezenas de palestras, minicursos e mesas redondas com foco em áreas emergentes como IA generativa, responsabilidade e ética no desenvolvimento de soluções baseadas em dados, cidades inteligentes, Indústria 4.0, mobilidade, saúde, equidade e agronegócio.
Destaques na programação, os keynotes do DSS 2025 são Marcio Gomes de Aguiar (Diretor da NVIDIA LATAM), falando sobre “NVIDIA – Era dos Agentes de IA”; Alessandro Faria (Intel Innovator), falando sobre “IA Privada e Soberana: Como Aumentar o Poder do Usuário com Computação Local e Autônoma”; Dr. Waldemir Cambiucci (pesquisador em Deep Tech, Inteligência Artificial e Computação Quântica), falando sobre “Microsoft – O Desafio Quântico Multicore”; Fabio Alessandro Guerra, da Defensoria Pública do Paraná, apresentando o “Ecossistema de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial da Defensoria Pública do Paraná”, além de outros especialistas de destaque no cenário nacional e internacional.
O evento também terá painéis voltados a diferentes segmentos, como corporativo, governamental e de desenvolvimento, promovendo debates multidisciplinares e de alto impacto.
Um dos pontos altos será a demonstração ao vivo do Computador Quântico Educacional, iniciativa inédita no Brasil que permitirá ao público compreender de forma prática os princípios da computação quântica.
Além disso, o DSS contará com uma área de negócios e networking envolvendo organizações como ASSESPRO, SEBRAE e Sucesu, reforçando sua vocação para gerar conexões estratégicas e oportunidades de inovação.