Inspirado em metodologias internacionais consolidadas e com alto potencial de adesão, a Estica, primeira rede de franquias com estúdio de alongamento assistido do país, chega ao mercado nacional com um modelo de negócio inédito, focado em longevidade, bem-estar e performance, com o objetivo de transformar a qualidade de vida dos frequentadores.
Com a chegada ao mercado, a rede prevê inaugurar 100 unidades até o final de 2026.
A primeira unidade foi inaugurada em Londrina e tem como objetivo oferecer um serviço especializado e personalizado, com sessões de alongamento que podem durar 25 ou 50 minutos.
Assim, cada atendimento busca melhorar a postura, prevenir lesões, aliviar dores musculares e, ao mesmo tempo, reduzir o estresse e a ansiedade, contribuir para a qualidade do sono e aumentar a flexibilidade e a mobilidade articular.
O lançamento acompanha a movimentação do setor, já que segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar faturou R$ 18,2 bilhões no segundo trimestre de 2025, um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com a perspectiva de entrar em um novo nicho de mercado, a rede nasce dentro da Fancore Group, a primeira franchise venture builder do mundo, especializada em criar marcas do zero, formatar e escalar por meio de franquias, com consistência para o mercado nacional.
Segundo JP Albuquerque, sócio-fundador e diretor de expansão da Fancore Group, o Estica é uma das grandes apostas para atender a demanda de cuidados com o corpo e a mente.
“Após um grande brainstorming de ideias, enxergamos uma lacuna no mercado já que não existe um modelo de negócio como esse no país”, afirma.
Para implementar esse modelo de negócio, a empresa conta com a expertise de Leonardo Barbosa, sócio-fundador do Estica e responsável pela marca, que atuou mais de 2 anos no segmento de alongamentos na Austrália, em uma das principais redes de estúdios de alongamento do mundo, com mais de 800 unidades.
“Nos Estados Unidos, estúdios como o nosso já se consolidaram nessa especialidade, com centenas de unidades em operação. O Estica traz essa tendência global para o Brasil, ocupando um espaço de mercado inexplorado por aqui e apresenta um modelo de negócio enxuto, inteligente e acessível”, destaca.
O especialista ainda afirma que para entregar o conforto e comodidade para os frequentadores do estúdio, a rede utiliza uma metodologia exclusiva, reconhecida internacionalmente em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF).
“Essa técnica desenvolvida por fisioterapeutas e neurologistas e amplamente aplicada em todo o mundo, inclusive na reabilitação física”, compartilha Barbosa.
De acordo com o diretor de expansão da Fancore Group, a rede é um negócio em potencial para todo o Brasil, com capacidade para atender pequenas, médias e grandes cidades, com espaços de 75m² e investimento inicial a partir de R$ 190 mil.
As unidades podem operar com a quantidade mínima de seis funcionários, e os estúdios contam com 6 macas para alongamento, instrutor e materiais para promover esse momento de bem-estar e relaxamento.