Pesquisar

Municípios da Cantuquiriguaçu realizam encontro com TCE/PR

desenvolvimento economico economiapr
Foto: DIvulgação

O desenvolvimento econômico responsável e estratégico dos municípios da região da Cantuquiriguaçu, no Centro-Sul do Paraná, depende de alinhamentos que possibilitem às prefeituras se unirem aos empresários locais, de diferentes portes, na busca pela expansão.

Com esse objetivo, o Sebrae/PR idealizou um encontro que promoveu a capacitação de prefeitos, gestores e servidores municipais para a realização de compras públicas estratégicas e transparentes, valorizando o comércio de cada cidade, fortalecendo as micro e pequenas empresas e consequentemente a econômica local.

Para que isso aconteça, foi necessário compreender as normas de fiscalização e compliance junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), e o encontro veio para esclarecer dúvidas que ainda existiam entre os gestores.

Entre os temas abordados estava a Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), que trata, em um dos pontos, do credenciamento como ferramenta estratégica de contratação direta. Essa modalidade destaca-se pelo potencial de fortalecimento dos pequenos negócios locais.

A consultora do Sebrae/PR, Thaís Costa, explica que reunir os gestores em um mesmo espaço, ouvindo os direcionamentos da auditoria do Tribunal de Contas, é uma forma de impulsionar os municípios a acreditarem nos negócios locais.

“A principal conclusão foi a necessidade de estimular o uso do credenciamento previsto na nova Lei de Licitações, como uma forma de abrir mais espaço para os pequenos negócios locais participarem das contratações públicas, o que, consequentemente, gera mais renda, empregos e oportunidades, fortalecendo o comércio regional e a economia dos municípios”, reforça a consultora.

O trabalho de levar informação ao público segmentado foi realizado pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas, que exerce uma função pedagógica, com o objetivo de contribuir com a capacitação dos servidores que atuam nas contratações públicas.

A auditora de controle externo do TCE/PR, Flávia Geórgia Toledo, que acompanhou o encontro, destaca que compreender como executar corretamente as funções gera confiança para que decisões acertadas sejam tomadas.

“Trabalhamos para reduzir riscos de erros que comprometam o processo e possam gerar responsabilização por atos praticados em desconformidade. Nosso papel é fazer com que as pessoas saiam conscientes da importância do seu trabalho no processo como um todo. Eu sempre digo nas aulas e encontros: conhecimento não pesa”, explica a auditora.

Todo esse trabalho tem o objetivo de dar fluxo ao que é produzido e comercializado nos municípios que compõem a Cantuquiriguaçu. É um momento de aprendizado e troca de experiências entre gestores em busca do mesmo propósito: o fortalecimento e o desenvolvimento regional.

Odycleia Christiane de Oliveira Zenaro, oficial de Contrato e Convênios da Prefeitura Municipal de Foz do Jordão, afirma que o encontro superou as expectativas ao esclarecer dúvidas rotineiras de quem vive, na prática, a realidade das compras públicas.

“Estes encontros mostram e orientam sobre erros ou detalhes em processos licitatórios — um ganho muito grande para a relação entre municípios e Tribunais de Contas. Agregou conhecimento que podemos aplicar na vivência e melhorar a rotina dos trabalhos administrativos.”

Os participantes saíram com o compromisso de aproximar as prefeituras dos empreendedores da região, buscando capacitar gestores e fornecedores, mapear quem pode atender às demandas locais e ajustar os processos internos das administrações municipais para facilitar essa conexão.

O secretário de administração de Laranjeiras do Sul, Valmir Viola, lembrou da necessidade de estar preparado para contribuir com a expansão do município.

“Consideramos a participação muito boa, para nós. Estas ações fortalecem a cidade, com as compras locais, nossa visão é que os recursos fiquem dentro da nossa região. Em Laranjeiras do Sul já temos legislação municipal adequada para compra locais”.

O Encontro com o Tribunal de Contas no território da Cantuquiriguaçu é uma iniciativa do Sebrae/PR, da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, da Associação Comercial de Laranjeiras do Sul e do TCE/PR. A meta é que outras edições aconteçam com foco no desenvolvimento econômico aliado à gestão pública local.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética