Uma pesquisa da Beanalytic mostra que 78% das companhias brasileiras ainda não sabem transformar dados em decisões estratégicas. Outras — e somente — 22% atingem níveis considerados “Competitivo” ou “Maduro” em maturidade analítica.
Para debater os rumos desse mercado, o Data Governance Talks – Especial DAMA Brasil chega a Curitiba no dia 7 de novembro de 2025. O evento contará com a presença de Manuel Dutra, uma das maiores referências em Governança de Dados, revisor do DMBOK (Data Management Body of Knowledge) e presidente do DAMA Brasil, comunidade que reúne especialistas em Gestão e Governança de Dados.
Dutra ministrará uma palestra voltada a empresários e líderes de base tecnológica, destacando tendências, desafios e oportunidades do setor.
“O encontro é uma imersão em fundamentos, tendências e caminhos para a maturidade em dados, em que poderemos ter uma visão estratégica sobre como preparar organizações para um futuro orientado por dados confiáveis”, comenta o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Adriano Krzyuy, uma das entidades apoiadoras da ação na capital paranaense.
Segundo sua proposta de apresentação, “antes da inteligência artificial, vem a governança, e é preciso construir uma base sólida, com processos, políticas e cultura de dados que sustentem a inovação de forma sustentável”.
Alguns temas que serão abordados na palestra:
- Os fundamentos essenciais da Governança de Dados moderna;
- Tendências globais e as boas práticas DAMA;
- O plano prático para evoluir a maturidade de dados;
- Automação e Analytics.
O evento conta com apoio da Hotmilk e das empresas KieTec e Process to Use. As vagas são limitadas, e o encontro tem como público-alvo líderes de dados, profissionais de tecnologia, inovação e estratégia, além de interessados em governança.
