Pesquisar

Paraná e ONU-Habitat criam Observatório Inteligente de Cidades

Observatório Inteligente de Cidades Economia PR
Foto: Alex Adam

Em um passo estratégico rumo ao fortalecimento da gestão urbana sustentável, o Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) assinaram nesta quinta-feira (30), em Nova York, nos Estados Unidos, uma Carta de Parceria que marca o início da criação, no Paraná, do Observatório Inteligente das Cidades.

A cerimônia, na sede da ONU, contou com a presença do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, e do diretor do Escritório de Nova York ONU-Habitat, André Dzikus.

A iniciativa, inédita no Brasil, será desenvolvida em parceria com as universidades estaduais, as secretarias de Estado das Cidades (Secid) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com suporte da Secretaria de Estado do Planejamento e em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O projeto prevê a instalação de uma unidade do observatório em cada universidade estadual, além de um escritório central em Curitiba, com o objetivo de integrar dados, inovação e tecnologia para apoiar prefeitos e equipes técnicas na construção de cidades mais resilientes, inclusivas e preparadas para os desafios do futuro.

“Vamos reunir professores, pesquisadores e gestores públicos para compartilhar conhecimento e desenvolver soluções práticas para os municípios. A metodologia será baseada em protocolos internacionais do ONU-Habitat, o que nos permitirá alinhar o Paraná às melhores práticas globais”, disse Guto

O lançamento do Observatório Inteligente das Cidades ocorrerá ao longo do mês de novembro, com um “road show” nas universidades estaduais de todas as regiões do Paraná, buscando conectar os pesquisadores.

“O objetivo é observar as cidades e buscar soluções integradas com mecanismos de gestão, aperfeiçoando a administração pública das pequenas e médias cidades, que muitas vezes têm dificuldade de contar com profissionais especializados”, afirmou o secretário.

Além de promover o desenvolvimento urbano sustentável, o observatório também terá papel fundamental na preparação das cidades para eventos climáticos extremos, como alagamentos e deslizamentos, aprimorando a capacidade de resposta das administrações locais.

O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que a parceria representa a materialização de um planejamento que busca transformar e priorizar o crescimento ordenado e a sustentabilidade.

“O papel central do planejamento é garantir que o rápido desenvolvimento paranaense seja acompanhado por uma infraestrutura adequada e serviços urbanos eficientes que melhora a qualidade de vida”, disse.

Com a assinatura, o Paraná se posiciona como referência nacional em políticas públicas voltadas à inteligência urbana, sustentabilidade e inovação na gestão municipal.

Compartilhe

Leia também

Alfredo Gulin Neto AG7 Luxo Economia PR

A visão de Alfredo Gulin Neto sobre o novo luxo urbano

Web Summit Lisboa Economia PR

Startups do PR participam do Web Summit Lisboa

Tecnologia Alimentação Typical Economia PR

Como a tecnologia ajuda no acesso à alimentação saudável