Em outubro, Curitiba recebeu a Convenção RHF 20 Anos, encontro que comemorou o aniversário de 20 anos da RHF Talentos, maior e mais antiga franquia de RH do Brasil. Paranaense, a empresa tem mais de 70% de mulheres comandando as unidades da marca.
A convenção ocorreu de forma híbrida e contou com a presença de mais de 200 franqueados e colaboradores da marca de todo o Brasil.
O evento também propôs uma reflexão sobre o papel das mulheres na liderança dos negócios. A RHF, que cresceu durante a pandemia com mais presença delas na gestão, destacou a importância da atuação feminina à frente das empresas.
Segundo Renata Freires, CEO e fundadora, “comemorar 20 anos é celebrar todas as pessoas que constroem a RHF — homens e mulheres que acreditam no poder de transformar por meio do trabalho”.
Para ela, o papel das mulheres na gestão é peça-chave no crescimento das organizações.
“Estrategicamente, essa representatividade influencia na forma como enxergamos o crescimento de um negócio. A liderança feminina tem um olhar inclusivo e inovador, buscando sempre tomar decisões que valorizem pessoas e promovam um impacto positivo para uma marca não só financeiramente, mas também de bem-estar e para a sociedade”, completa, avaliando o mercado de forma geral.
Pensando no Paraná, o encontro também levantou o debate sobre a importância da presença feminina à frente do mercado no estado. Segundo dados do Sebrae Paraná, divulgados no fim do ano passado e atualizados em 2025, 32,7% dos empreendedores são mulheres – no entanto, o rendimento médio delas é quase 25% menor que o dos homens, o que reacende a discussão acerca da igualdade na distribuição financeira e valorização da mulher nas marcas.
“Quando olhamos para o número de mulheres empreendendo no estado, vemos avanço. Porém, quando a gente olha para a renda, percebe a urgência de equilibrar as condições. É um reflexo de como o protagonismo feminino precisa ser acompanhado de políticas e práticas que traduzam essa participação em valorização concreta”, reflete Freires.
Para a sócia-diretora da RHF, Elis Almeida, ainda há a necessidade da criação de comunidades e redes colaborativas entre mulheres que visem fortalecer a presença feminina em posições de comando em diferentes setores. Ela ressalta que, além da comemoração do aniversário da marca, o evento também tinha a proposta de evidenciar a importância do papel das líderes para as próximas gerações de empreendedoras.
“A liderança feminina ganha força quando deixa de ser individual e passa a ser compartilhada. Nosso papel hoje é abrir portas, oferecer apoio e criar pontes. É importante sempre lembrar das ações de hoje, uma vez que o que fazemos agora pode definir o caminho a ser percorrido pelas próximas mulheres à frente da gestão de marcas”, enfatiza Almeida.
