O mercado de imóveis de luxo em Curitiba segue em crescimento. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica sobre o panorama dos lançamentos imobiliários na capital paranaense. Nos últimos cinco anos, a participação dos novos empreendimentos de luxo saltou de 6,6% (em 2020) para 12,5% (em 2025), até julho, com grandes chances de dobrar de tamanho até o fim do ano.
A participação do segmento de luxo em volume de apartamentos lançados em Curitiba no período acompanhou o desempenho dos empreendimentos – alta de 2,8% em 2020 para 4,8% até julho 2025, segundo a pesquisa.
“O segmento de luxo tem protagonismo no mercado imobiliário em Curitiba. Houve uma migração da atuação de algumas empresas e consolidação de outras para esse nicho pelo aquecimento da demanda e pela própria permissibilidade da lei de uso e ocupação do solo na cidade”, explica o sócio e consultor da Brain Inteligência Estratégica, Guilherme Braga Werner.
Nem a pandemia do Covid-19 deteve o crescimento do setor. Muito pelo contrário.
“Mesmo tendo um cliente que, via de regra, já mora muito bem, o anseio por qualidade de vida, por um upgrade de localização e de espaço, motiva a compra. Apesar de um cenário de juro alto, onde às vezes esse cliente de alto padrão está com o dinheiro investido em aplicações financeiras, os aspectos mais subjetivos da necessidade de compra são o principal gatilho”, comenta Werner.
Bairros nobres são os mais desejados para morar e investir – Não por acaso, os bairros que, até agora, lideram o volume de lançamentos de apartamentos em Curitiba são os mais nobres da cidade. Juntos, Bigorrilho e Água Verde somam 40,1% do montante de novos apartamentos colocados no mercado imobiliário de Curitiba e Região Metropolitana, só no primeiro semestre de 2025.
A Swell Construções, incorporadora curitibana referência em imóveis de luxo há mais de 40 anos, conta com empreendimentos justamente nessas áreas. O sócio e diretor de Novos Negócios, Leonardo Pissetti, diz que recentemente a empresa fez a entrega dos edifícios Le Sense, no Água Verde – 100% vendido – e do CasaMia, no Bigorrilho – com apenas seis apartamentos boutique à venda de um total de 43 unidades.
De acordo com o empresário, essas regiões são atrativas por serem bairros muito bem desenvolvidos, com infraestrutura completa, comércio, serviços, escolas, clube, tudo o que uma família precisa a poucos passos de casa. Além disso, estão próximas a shoppings e centros comerciais e contam com muita área verde e mobiliário urbano, como praças e área de lazer públicas.
A mobilidade também é um fator cada vez mais importante.
“Há uns quatro anos, trânsito e tempo de deslocamento não impactavam tanto na tomada de decisão de compra do imóvel. Hoje, esse é um item fundamental para a escolha”, destaca Leonardo Pissetti.
Para além da compra de imóveis de luxo para moradia, um novo perfil de investidor começa a aparecer no mercado, interessado em apartamentos maiores, de alto padrão e em edifícios com poucas unidades, para oferecer uma experiência boutique de locação.
Inclusive, Leonardo conta que a incorporadora está finalizando a decoração de dois apartamentos no CasaMia, no Bigorrilho, com projetos de interiores sob medida a pedido do investidor.
Novos redutos de luxo em Curitiba – No horizonte, novos empreendimentos de luxo começam a despontar em outras áreas da cidade, como o Mercês, priorizando a mobilidade, a proximidade com a natureza, o design e a privacidade.
Como exemplo, Leonardo cita o mais recente lançamento da incorporadora, o Jardins Artefacto by Swell, primeiro empreendimento da collab de design inédita das marcas Swell e Artefacto no Paraná. Logo na abertura, o edifício teve 70% das unidades comercializadas.
“Curitiba é uma das capitais mais escolhidas para se viver e trabalhar pelo alto índice de qualidade de vida, segurança superior a outras metrópoles e por uma rede de ensino e de saúde de ponta. A conjunção desses fatores cria uma demanda por imóveis de luxo para locação, finamente decorados”, comenta Pissetti.
Em construção, o Jardins Artefacto by Swell fica num exclusivo terreno de oito mil metros quadrados e se destaca por sua integração com a natureza. Metade da área do terreno – ou seja, quatro mil metros quadrados – abriga uma área de bosque, criando um verdadeiro oásis verde no coração de Curitiba.
Assinado pelos escritórios Baggio Schiavon e FN Arquitetura, cada uma das três torres tem apenas 12 apartamentos, com 3 ou 4 suítes e áreas privativas que variam de 190 a 380 metros quadrados. A área de lazer planejada conta com spa, espaço beauty e até serviço de concierge e será totalmente mobiliada pela Artefacto.
Para o sócio e diretor de Novos Negócios da Swell Construções, o próximo ano será de retomada de projetos e oferta no mercado de imóveis de luxo.
“Curitiba tem poucos bairros para empreendimentos de luxo e encontrar o terreno ideal está cada vez mais difícil. Por isso, os futuros lançamentos já virão com uma nova referência de valores, maiores do que hoje”, analisa Pissetti.
E também de ajuste, segundo o sócio e consultor da Brain Inteligência Estratégica.
“A baixa disponibilidade de recursos para construir, proveniente dos bancos, gera um ajuste no mercado, equilibrando a relação entre oferta e demanda. Isso resulta numa valorização real desses imóveis em função do aumento de preço, o que pode levar a uma antecipação da compra”, avalia Werner.