A atividade turística cresceu 2% no Paraná em setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. O movimento confirma a força do setor no estado, que também avançou 5,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, acima da média nacional de 4,6%.
O desempenho paranaense superou o cenário brasileiro, que apresentou estabilidade em relação a agosto.
O avanço contínuo do turismo no país segue sendo puxado pelo aumento de receitas de empresas de transporte aéreo de passageiros e serviços de bufê, dois segmentos que vêm acumulando crescimento consistente desde 2024.
No acumulado de 12 meses, o agregado especial de atividades turísticas subiu 6,6% no Brasil e 7,5% no Paraná, desempenho que mantém ambos acima do registrado no ano anterior. Contribuíram para esse resultado o bom desempenho de hotéis, restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.
Com esse resultado ao longo dos últimos 12 meses, o Paraná ocupa a sétima posição entre os estados, reforçando seu papel como destino em ascensão no turismo nacional.
Para o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o cenário reflete uma combinação de fatores estruturais e conjunturais.
“O crescimento do setor turístico indica um ambiente de serviços fortalecido, marcado pela baixa taxa de desemprego, aumento da renda e investimentos constantes em infraestrutura turística no estado”, avalia.
A perspectiva, segundo o economista, é de continuidade desse movimento nos próximos meses, à medida que o calendário de eventos, as férias e a retomada de fluxos nacionais e internacionais reforçam a demanda pelo setor.
“Seguindo o ritmo atual, o Paraná tende a consolidar uma posição ainda mais relevante na expansão do turismo brasileiro”, completa.