O mercado de startups vive um período de maior rigor na avaliação de negócios. Embora o venture capital brasileiro tenha movimentado cerca de R$ 9 bilhões em 2024, segundo ABVCAP e TTR Data, o número de rodadas diminuiu, o que indica que investidores estão mais seletivos e atentos à clareza estratégica das empresas.
Nesse cenário, cresce a demanda por modelos de comunicação capazes de traduzir valor, propósito e diferenciação com precisão, tanto dentro quanto fora do pitch.
A HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR, organiza sua programação anual em oito categorias de eventos que abrangem temas como desenvolvimento de startups, habilidades de inovação, técnicas de pitch, conexões com investidores, práticas de agilidade, liderança empreendedora e tendências em transformação digital.
As iniciativas são estruturadas para atender públicos distintos, incluindo fundadores de startups, gestores de inovação, profissionais de grandes empresas, pesquisadores e empreendedores em diferentes níveis de maturidade.
Dentro dessa programação está a categoria “Faz Teu Pitch”, dedicada ao aprimoramento de apresentações e técnicas de comunicação para founders e executivos.
É nesse contexto que, no dia 9 de dezembro, às 19h, a HOTMILK recebe a palestra “Storytelling: por que investidores compram histórias e não apenas números”, 77º evento promovido pelo ecossistema em 2025.
A condução será de Letícia Lichacovski, especialista em comunicação estratégica, cofundadora e editora-chefe do Economia PR.
O conteúdo da palestra discute como o storytelling pode apoiar fundadores e lideranças na construção de mensagens mais claras, coerentes e alinhadas ao posicionamento de longo prazo.
“Storytelling não é uma ferramenta para vender mais rápido. É um processo que faz sua marca permanecer por mais tempo. Quando propósito, visão e produto se alinham, a narrativa deixa de ser discurso e passa a orientar decisões, cultura e posicionamento”, afirma Letícia.
A apresentação aborda elementos práticos da construção narrativa, desde a definição das histórias essenciais de uma startup até a relação entre propósito, produto e comunicação em um ambiente marcado por forte competição pela atenção de investidores e parceiros.
Sabrina Lins, Bolsista Técnico de Eventos e Curadora de Temas e Palestrantes na HOTMILK PUCPR, destaca a relevância do tema e a importância de encontros acessíveis para a comunidade.
“Nossa missão é a inovação aberta para todos e uma das formas de colocar esse propósito em prática é oferecendo encontros gratuitos e acessíveis para a comunidade. Aqui, conectamos startups, grandes empresas, pesquisadores e agentes da inovação para gerar novos negócios. Nesse contexto, um processo de pitch bem estruturado e narrado com técnicas de storytelling se torna essencial para que fundadores de startups e executivos de grandes empresas se apresentem de forma clara, convincente e estratégica para investidores, parceiros corporativos e para a comunidade acadêmica”, destaca.
Ela acrescenta que o Faz Teu Pitch, é uma categoria de eventos dedicada ao aperfeiçoamento de apresentações e contribui para que as 121 startups residentes e os 28 membros corporate aprimorem sua capacidade de atrair investimento, parcerias e visibilidade.
“Esse movimento reforça o nosso ecossistema como um ambiente maduro e preparado para integrar inovação com propósito.”
O evento também fortalece o pilar educacional do Economia PR. Desde outubro de 2025, o portal vem ampliando sua atuação e já apresentou o tema em diferentes espaços, como uma palestra no Delas Summit, em Florianópolis, e dois webinars gratuitos. A participação no Faz Teu Pitch marca a quarta iniciativa da plataforma neste ano.
“É um compromisso que quero fortalecer cada vez mais. Não somos apenas um portal que oferece visibilidade. Buscamos preparar lideranças para que essa visibilidade seja contínua, estratégica e sustentada por narrativas que façam sentido em um mercado cada vez mais dinâmico”, afirma Letícia.
A agenda do Economia PR para 2026 está aberta e inclui novas ações voltadas a apoiar negócios na criação de comunicação clara, coerente e orientada ao posicionamento de longo prazo.
Storytelling: por que investidores compram histórias e não apenas números
SERVIÇO:
Data: 09 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: HOTMILK PUCPR
Endereço: Rua Imaculada da Conceição 1430, Curitiba
Realização: Economia PR e HOTMILK PUCPR
Inscrições gratuitas em Sympla.